A proposta pedagógica de leitura de imagens em manuais de língua portuguesa do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p159-177Palavras-chave:
Multiletramentos, Letramento visual, Letramento crítico, Ensino de língua portuguesa, Materiais didáticosResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho com imagens constante na subseção Leitura da imagem, presente na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, obra integrante do PNLD de 2018, com o intuito de aproximar concepções teóricas atuais relacionadas aos multiletramentos ao fazer pedagógico proposto para o professor de Língua Portuguesa no referido manual de ensino. Acrescentam-se a esse excurso teórico contribuições advindas da multimodalidade, do letramento visual e do letramento crítico. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e analisa duas das oito atividades presentes no terceiro volume da referida coleção. Conclui-se que há lacunas relativas ao trabalho com as teorias dos multiletramentos que, se preenchidas, tendem a potencializar as competências textuais relativas ao adequado letramento visual e crítico dos estudantes.
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