A proposta pedagógica de leitura de imagens em manuais de língua portuguesa do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p159-177

Palavras-chave:

Multiletramentos, Letramento visual, Letramento crítico, Ensino de língua portuguesa, Materiais didáticos

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho com imagens constante na subseção Leitura da imagem, presente na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, obra integrante do PNLD de 2018, com o intuito de aproximar concepções teóricas atuais relacionadas aos multiletramentos ao fazer pedagógico proposto para o professor de Língua Portuguesa no referido manual de ensino. Acrescentam-se a esse excurso teórico contribuições advindas da multimodalidade, do letramento visual e do letramento crítico. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e analisa duas das oito atividades presentes no terceiro volume da referida coleção. Conclui-se que há lacunas relativas ao trabalho com as teorias dos multiletramentos que, se preenchidas, tendem a potencializar as competências textuais relativas ao adequado letramento visual e crítico dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido. v.3. Manual do professor. São Paulo: Moderna, 2008.

ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.) Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 173-202.

BARBOSA, V. F. Multimodalidade e letramento visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse. Freedom of access to knowledge and society through Discourse. Norwood: Ablex, 1997.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-151.

FRANCO, C. P. Por uma abordagem complexa de leitura. In: TAVARES, K.; BECHER, S.; FRANCO, C. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011. p. 26-48. Ebook. Disponível em: http://www.claudiofranco.com.br/textos/franco_ebook_leitura.pdf Acesso em: 18 nov. 2018.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 1ª ed. Londres: Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 4ª ed. Londres: Routledge, 2014.

HANKS, W. F. O que é contexto? In: BENTES, A.C.; REZENDE, R.C.; MACHADO, M.A.R. (Orgs.). Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. p. 169-203.

JANKS, H. The importance of critical literacy. English teaching: Practice and Critique, v. 11, n. 1. p. 150-163, mai. 2012.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-93, Spring 1996. Disponível em http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy%2Bof%2BMultiliteracies_New%2BLondon%2BGroup.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

ROJO, R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e os multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.) Escol@ Conectada – os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

STOKES, S. Visual literacy in teaching and learning: a literature perspective. Electronic journal for the integration of technology in education, v.1, n.1, p. 10-19, 2002.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.) The Routledge handbook of applied linguistics. London/New York: Routledge, 2011, p. 668-682.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

PEREIRA, Hylo Leal; ARAÚJO, Antônia Dilamar. A proposta pedagógica de leitura de imagens em manuais de língua portuguesa do ensino médio. Linha D’Água, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 159–177, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p159-177. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/173968.. Acesso em: 29 mar. 2024.