Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136

Palavras-chave:

Semântica, Pragmática, Implícito Textual, Pressuposição, Inferências

Resumo

Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em apresentar propostas didático-pedagógicas para o ensino de leitura e de interpretação textual.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; ALVARES, Claudia Assad. Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação. Linha D’Água, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 116–136, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178955.. Acesso em: 29 mar. 2024.