A nação e a Europa nos livros didáticos de história franceses e alemães. Uma análise do discurso contrastiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p189-213

Palavras-chave:

Análise do discurso contrastiva, Livros didáticos de história, Francês, Alemão, Didática da história, Memory studies

Resumo

Este artigo trata da construção do “Si” e do “Outro” europeu nos capítulos que abordam a Primeira Guerra Mundial, em onze livros didáticos recentes de história franceses e alemães. No âmbito da “análise do discurso contrastiva”, e embasando o estudo em um inventário de procedimentos discursivos (explícitos ou não), mostra-se que os livros franceses se esforçam em construir um Si europeu apagando os beligerantes do discurso, mas sem consegui-lo totalmente, e que o Outro — sempre alemão — surge regularmente e é então construído como o único ator da guerra. O Si nos livros didáticos alemães é, ainda que não explicitamente, a Alemanha: a construção de uma comunidade nacional efetua-se inteiramente no não dito e, assim, na evidência. Ela é contrabalançada por um esforço constante de mudança de perspectiva, na qual o aluno deve aprender a colocar-se no lugar do Outro, que é, no caso, o não alemão.

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Biografia do Autor

  • Patricia von Münchow, Université Paris Cité

    Professora de ciências da linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem 2001 (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3), com tese intitulada: Contribution à la construction d’une linguistique de discours comparative : entrées dans le genre journal télévisé français et allemand, 2 vol., 924 p. Prêmio de tese 2001-2002 da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. HDR em ciências da linguagem 2008 (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3), com dissertação intitulada: De la grand-messe du 20 heures à la Bible des parents : un parcours de recherche en linguistique de discours comparative, 203 p. Foi docente na Université Paris Descartes entre 2002-2011. É docente na Université Paris Descartes desde 2011.

  • Daniela Nienkötter Sardá, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Paris Descartes (atual Université Paris Cité). No pós-doutorado, financiado pela Fapesp e realizado na Universidade de São Paulo (USP), contribuiu para a consolidação da análise de discursos comparativa no Brasil. Membro do grupo Diálogo (CNPq/USP). Em suas pesquisas, compara os discursos de livros didáticos, textos oficiais de educação e de revistas de divulgação da filosofia nas línguas-culturas brasileira e francesa. Tradutora (FR <> PT-BR).

  • Guilherme Soares dos Santos, Université Paris-Sorbonne

    Mestre em Filosofia Política e Ética pela Universidade de Paris IV - Sorbonne. Recentemente, concluiu uma especialização em Tradução e Tecnologias de Informação Linguística pelo Instituto Camões, bem como um curso de formação continuada em Revisores de Texto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2021). Após vários anos de experiência no exterior, trabalha com tradução e revisão de textos

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

VON MÜNCHOW, Patricia. A nação e a Europa nos livros didáticos de história franceses e alemães. Uma análise do discurso contrastiva. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 189–213, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i2p189-213. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/198466.. Acesso em: 19 abr. 2024.