Dossiê Temático 36/3: Ensino de Argumentação

2022-10-05

A argumentação apresenta-se nesta chamada como central para reunir artigos e ensaios acadêmicos que ressaltem como esse objeto de conhecimento tem sido abordado por aqueles que se preocupam com as práticas de ensino realizadas na educação básica e no ensino superior, principalmente no Brasil, mas também em muitos países do chamado Ocidente.

São esperados estudos que discutam o ensino da argumentação em variadas perspectivas, a fim de que seja possível conhecer distintos modos para desenvolver capacidades e/ou competências argumentativas nos diferentes níveis educacionais, em alinhamento com as práticas sociais de linguagem e as diferentes modalidades de interação argumentativa.

As práticas sociais multiletradas, as demandas educacionais e os sistemas educativos já vêm dando sinais de que as práticas pedagógicas precisam ultrapassar o modelo tradicional de ensino de redação do texto dissertativo e dos ensaios acadêmicos; por isso, há a expectativa de que os trabalhos submetidos possam explorar propostas que estejam associadas às demandas contemporâneas de usos da linguagem.

Por essas razões, este número temático dedicado ao ensino da argumentação está aberto a contribuições de estudiosas e estudiosos que, indistintamente da área de atuação, possam oferecer reflexões teóricas, procedimentos analíticos aptos à didatização e propostas de ensino de argumentação que sirvam de subsídio para docentes que atuam em qualquer nível de ensino.

Assim, pretende-se, com este número temático, reunir em um mesmo espaço discussões importantes que inovem o escopo teórico, metodológico, analítico e didático a respeito do ensino da argumentação no Brasil e em outros países.

A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol.

Prazo de submissão PRORROGADO: 30 de abril de 2023.

Previsão de publicação: dezembro de 2023.

Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

 

Editores convidados/as:

Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC)

Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)