Impeachment de Dilma Rousseff: estratégias argumentativas em editoriais do jornal O Globo

Autores

  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Júlia Klein Caldas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos https://orcid.org/0000-0002-4057-3802

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p29-43

Palavras-chave:

Discurso midiático, Representação, Argumentação, Lógica argumentativa, Construção de sentido

Resumo

Esta pesquisa analisa estratégias argumentativas utilizadas nos editoriais do jornal O Globo, “Reformar a Previdência seria bom começo de Temer” e “Otimismo com o novo tom do Planalto”, veiculados durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Nosso objetivo é identificar como os editoriais constroem os personagens envolvidos no processo e como a mídia pode influenciar a opinião pública. A metodologia considera a situação de comunicação em que se inserem os editoriais, os procedimentos da construção enunciativa e os elementos de base da relação argumentativa. Como conclusão, identificaram-se, nos editoriais analisados, o engajamento do locutor na defesa de uma tese favorável à destituição da então presidenta Dilma e a expressão da Opinião, que desqualifica o lulismo e o PT, por meio da modalidade delocutiva.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

GIERING, Maria Eduarda; KLEIN CALDAS, Júlia. Impeachment de Dilma Rousseff: estratégias argumentativas em editoriais do jornal O Globo. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 29–43, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p29-43. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178251.. Acesso em: 25 abr. 2024.