Rostos, afetos e intencionalidade: análise semiolinguística de marcas da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p60-80Palavras-chave:
Verbo-visualidade, Ethos, Patemização, Mídia, Recursos discursivosResumo
Neste artigo, propõe-se a análise de textos verbo-visuais – uma matéria de capa de jornal e uma publicidade veiculada em revistas – que apresentam, em comum, rostos femininos marcados, em alguma medida, por indícios da pandemia de covid-19. Essa análise tem como objetivo destacar recursos discursivos que implicitam ideias, emoções e intencionalidades de acordo, sobretudo, com o imaginário sociodiscursivo partilhado pelos interagentes da troca propiciada por esses textos, no intuito de contribuir com um embasamento teórico-analítico para a elaboração de atividades de interpretação voltadas para a “Educação Midiática” proposta pela Base Nacional Comum Curricular. Tendo como fundamento a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso em interface com outros estudos, serão explorados, inicialmente, os conceitos de imagem como signo, imagem-sintoma e intericonicidade. A seguir, tomando mais especificamente os textos em tela, será observada a construção do ethos e da visada patêmica na discursivização.
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