Chamada para publicação Literartes n. 20
A LITERATURA INFANTIL CALEIDOSCÓPICA: LOBATO HOJE
Prazo final para submissão de artigos: 30 de junho de 2023.
Publicação prevista para o primeiro semestre de 2024.
O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma saga composta de dezessete volumes (23 obras infantis).
Foi esboçada, criada e consolidada entre os anos de 1920 e 1947, pelo escritor Monteiro
Lobato, que viveu em sintonia com a infância e suas possibilidades de com ela dialogar. Vale
lembrar que Lobato foi um grande missivista, inclusive no universo das crianças, o que o levou
a desenvolver uma percepção única sobre a infância e seus desejos.
Neste número, a Revista Literartes convida a refletir sobre o riquíssimo universo imaginário de
Lobato que, seguramente, transborda as fronteiras de um sítio do interior para o mundo do
conhecimento e da aventura.
Interessa-nos o diálogo que a obra lobatiana pode estabelecer com o universo das inúmeras
mídias como: cinema, histórias em quadrinhos, televisão, música, teatro, animação, cd-rom,
entre outras. O fato é que, cada qual à sua maneira, com seus códigos específicos, tem
explorado a potencialidade criativa dessa singular produção. Nesse sentido, é válido pensar
sobre o modo como a literatura estabelece liames com outras artes, e, neste caso, reiterando a
maestria das obras desse escritor brasileiro.
Nessa linha de raciocínio, convirá lembrar ainda que, pela via dos Estudos Comparados, há
muito a se explorar sobre a produção do criador das Reinações de Narizinho, notadamente, se
pensarmos em como é possível estabelecer relações com a de outros autores, cuja imaginação
criadora captura a agudeza da percepção e do raciocínio das crianças e jovens, tais como: Neil
Gaiman, Terry Pratchett, Rick Riordan e Walt Disney, entre outros.
Convirá ter em mente, ainda como a linguagem literária de Monteiro Lobato, no trato com o
leitor infantil ou juvenil, traz expressivas inovações. Assim, é algo que merece atenção, em
especial, se lembrarmos como assume preceitos do modernismo (em especial, neste ano em
que se se comemora o centenário da semana da arte moderna).
Os diálogos que a obra do referido escritor estabelece com a Filosofia, aspecto já notado por pesquisas que investigam índices potentes desse campo do saber no cotidiano das crianças do
sítio, é de notória importância.
Ademais, questões que miram as contribuições de Lobato como adaptador e tradutor de obras
infantis estrangeiras e quais os impactos que essas traduções teriam para a cultura e infância
brasileiras seriam de expressiva importância. Assim como outras: no universo escolar e
cultural, quem são e como está se pensando, hoje, a mediação criativa das obras infantis de
Lobato? Quais obras seriam mais consoantes com os leitores contemporâneos? Quais obras
estariam requisitando possível contextualização cultural?
Em suma, importa lembrar que, pelas searas através das quais Lobato transitou, há rastros de
sua relevante contribuição como editor ousado e pioneiro para o amadurecimento das questões
intersemióticas ou intertextuais entre texto literário, imagem e projeto gráfico. Uma proposta
caleidoscópica encontra hoje um campo ideal para ser refletida na sua complexidade e
profundidade.
Em face desses aspectos convidamos pesquisadores do campo da Comunicação, Literatura e
Semiótica a redigirem textos que abordem as obras que constelam o universo lobatiano.
Organização:
Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha (USP)
Profa. Dra. Patrícia Aparecida Beraldo Romano (UNIFESSPA/USP)
Profa. Dra. Ana Lúcia de Oliveira Brandão (uma das organizadoras da publicação "Histórico e
resenhas da obra infantil de Monteiro Lobato”, Editora Brasiliense, 1995)
Profa. Ms. Nathalia Xavier Thomaz (USP)
Prazo final para submissão de artigos: 30 de junho de 2023.
Publicação prevista para o primeiro semestre de 2024.
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