Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Chamada para publicação Literartes n. 8

A Revista Literartes, em seu oitavo número, abre espaço para as Histórias em Quadrinhos (HQs) e sua força expressiva na construção da narratividade. Nascidas na cultura de massa, as HQs refletem diversas formas de registros icônicos e simbólicos de cada cultura e cada sociedade, possibilitando, por meio de recursos artísticos, o desenvolvimento de narrativas das mais variadas. Arte com recursos específicos de linguagem escapa ao consenso de uma definição pela sua flexibilidade de limites, aspecto que ressalta sua complexidade e riqueza compositiva. A capacidade dialógica é uma das características que aproximam as HQs da literatura. Com múltiplos recursos, essas histórias também interagem com outras artes, como o cinema e a fotografia, dentre outras.

Constituída por uma linguagem intersignica, integra elementos como a sequencialidade, a visualidade, a interatividade entre a linguagem verbal e a não verbal e muito mais. Tais elementos presentes nas HQs, por sua vez, tecem determinadas relações que permitem a construção de sentidos e o estabelecimento de sua força narrativa.

Adaptações, paródias, estilizações, pastiches são algumas das possibilidades dialógicas que se desenvolvem entre as HQs e a literatura, e que permitem a construção de variadas formas de expressão, participando de maneira ativa na formação do leitor, tão acostumado à visualidade e ao hibridismo do mundo atual.

Prazo final para submissão de artigos: 10 de setembro de 2017.

Condições para submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas.

  4. O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Caso o texto possua imagens, as mesmas apresentam pelo menos 200 dpi, com resolução plausível para publicação. Os direitos autorais foram observados.
  8. Os títulos foram inseridos em português, inglês e espanhol, seguidos dos respectivos resumos e palavras-chaves nos três idiomas.

Para maiores informações entre em contato: redacaoliterartes@gmail.com