Chamada para publicação Literartes n. 13

2019-09-04

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DOSSIÊ: PROJETOS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

Em seu sétimo ano de existência, a revista Literartes tem se consolidado como um canal de publicações interdisciplinares acerca da produção literária para crianças e jovens, considerando as formas variadas de cultura, as diferentes maneiras de incorporação de tecnologias informacionais, criação de suportes e linguagens e processos de leiturização. Nesse sentido, também interessa à revista dar visibilidade a estudos que apresentam o modo como a universidade é sensível às demandas culturais da sociedade, construindo saberes alicerçados nessas demandas, fundamentais para a compreensão e atuação nos amplos segmentos que a compõem. 

As diretrizes educacionais têm valorizado a Extensão, integrada ao Ensino e à Pesquisa, como uma prática acadêmica efetiva e naturalmente constituída para articular ações junto às comunidades, daí podendo ouvir seus apelos, necessidades e retroalimentar os saberes oferecidos, ampliando o seu potencial de escuta e atendimento a essas necessidades.

Em tais parâmetros, o presente dossiê traz como pauta de discussão o ensino de leitura, notadamente, a formação do leitor literário. Por meio da edição n. 12 objetivamos mapear programas e projetos, privilegiando aqueles que estejam no sistema de Extensão, realizados no Brasil, ou em convênios interinstitucionais entre o Brasil e outros países, entre universidades, escolas e comunidades. Projetos que tenham como objeto a literatura, no âmbito da poesia ou da narrativa ficcional, e que abarquem as relações entre literaturas de diferentes povos e culturas ou a literatura que se projeta na interface com outras linguagens artísticas como a música, pintura, fotografia, cinema, mídia digital.

Entendemos a importância de debates no campo da educação que apresentem ligações com os desafios impostos pelo contexto contemporâneo, em face do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, da quebra de valores que nos últimos séculos ancoravam a organização sociocultural e a crescente mutação dos paradigmas que subjaziam às nossas representações. Contexto que vai exigir atualização e profunda revisão pedagógica. Assim, é premente reunir estudos, relatos de experiências que envolvam situações de ensino-aprendizagem e pesquisa acerca da literatura em diversos espaços, formais e não formais da educação.

Organização:

Célia Maria Domingues da Rocha Reis (UFMT)

Maria Zilda da Cunha (USP)

 

Prazo final para submissão de artigos 29 de fevereiro de 2020

 

Publicação prevista para 30 de Junho de 2020

 

Normas para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do texto em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Cabe aos autores completar corretamente a página de metadados referente à sua submissão, inclusive com sua biografia atualizada.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, no link "Submissões", localizado na aba "Sobre" no site da revista.
  • Os artigos deverão ser submetidos sem identificação de autor no corpo do texto. Todos os artigos passarão por avaliação duplo-cega por pares, e devem ser encaminhados à seção da revista a que mais se adequarem. Se aprovados, após o parecer, os artigos serão devolvidos aos autores para inserção dos dados de autoria. 
  • Caso o texto possua imagens, as mesmas devem apresentar pelo menos 200 dpi, com resolução adequada para publicação. É fundamental que os direitos autorais sejam respeitados.  

Os títulos devem ser inseridos em português e inglês, seguidos dos respectivos resumos e palavras-chave nos dois idiomas.