O diálogo com o indianismo literário em uma fantasia heroica brasileira: A sombra dos homens, de Roberto de Sousa Causo

Autores

Palavras-chave:

indianismo, fantasia heroica, Roberto de Sousa Causo.

Resumo

Neste estudo, coloca-se em questão o hiato entre “alta literatura” e “literatura de massa”, a partir da análise de alguns elementos das narrativas do “A sombra dos homens” e “A bênção das águas”, os dois primeiros episódios do livro A sombra dos homens: a saga de Tajarê, do brasileiro Roberto de Sousa Causo. Trata-se, especificamente, de identificar e discutir as fontes indianistas de tais narrativas, que fazem parte do primeiro volume de um projeto encampado pelo autor no sentido de construir uma fantasia heroica nacional.

Biografia do Autor

  • Alvaro Guedes Castilho Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais
    Programa de Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Moderna, 1993. (Coleção Travessias)

ALENCAR, José de. O guarani. 28ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (Coleção Prestígio)

ANDRADE, Mário de. Macunaíma. São Paulo: Klick, 1999. (Coleção Vestibular)

BOECHAT, Maria Cecília. Nação em romance: José de Alencar e a invenção da nação brasileira (artigo) In: CASTRO, Marcílio França (Org.) Ficções do Brasil. Conferências sobre literatura e identidade nacional. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2006.

CAUSO, Roberto de Sousa. A sombra dos homens. A Saga de Tajarê – Livro I. São Paulo: Devir, 2004.

CAUSO, Roberto de Sousa. Um Brasil fantástico In: Duplo fantasia heroica. São Paulo: Devir, 2010.

DIAS, Gonçalves. Poesia. 12ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985. (Coleção Nossos Clássicos).

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5ed. Trad. de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 1998.

PAES, José Paulo. As dimensões da aventura. In: PAES, José Paulo. A aventura literária. Ensaios sobre ficção e ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

TAVARES, Bráulio. O herói e as sombras do mundo. In: CAUSO, Roberto de Sousa. A sombra dos homens. A Saga de Tajarê – Livro I. São Paulo, Devir, 2004.

Downloads

Publicado

2016-10-16

Como Citar

CASTILHO JÚNIOR, Alvaro Guedes. O diálogo com o indianismo literário em uma fantasia heroica brasileira: A sombra dos homens, de Roberto de Sousa Causo. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 5, p. 160–183, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/110677.. Acesso em: 25 abr. 2024.