A construção da lógica narrativa no “semimangá” de Maurício de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.139921Palavras-chave:
Semiolinguística, modo narrativo, lógica narrativa, Turma da Mônica Jovem.Resumo
O presente trabalho pretende analisar como se constrói a lógica narrativa no “semimangá” Turma da Mônica Jovem, obra de Maurício de Sousa, respeitado quadrinista brasileiro, utilizando como corpus de análise uma edição específica da revista, que traz uma história composta por micronarrativas que se entrelaçam. Como fundamentação teórica, tomou-se por base principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau (1992; 2009), com relação ao modo de organização narrativo e à organização da lógica narrativa.
Referências
AMOSSY, Ruth; PIERROT, Anne Herschberg. Estereotipos y clichés. 1 ed. 4 reimp. Buenos Aires: Eudeba, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1990.
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris, Hachette, 1992.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade linguística, identidade cultural: uma relação paradoxal. In: LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. (org.). Discurso e (Des)igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. p. 13-29.
EISNER, Will. Narrativas Gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa. In: OLIVEIRA, Ieda (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006.
LUYTEN, Sônia Bide. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. 3 ed. São Paulo: Hedra, 2012.
SANTAELLA, L. Matrizes da Linguagem do Pensamento: Sonora, Visual, Verbal. 1 ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
SOUSA, Maurício. Turma da Mônica Jovem, nº 63. “Dia das Bruxas”. São Paulo: Panini Brasil, outubro de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).