O imbricamento de flashbacks na adaptação do romance O Maravilhoso Mágico de Oz para HQ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.141831Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Imbricamento, O Mágico de Oz, SemióticaResumo
O Maravilhoso Mágico de Oz, de L. Frank Baum recebeu diversas adaptações, sendo a maioria delas para sistemas semióticos sincréticos, como o cinema e os quadrinhos, cuja análise permite uma exploração dos recursos utilizados tanto pela obra original quanto pela adaptada. Este trabalho estuda como as memórias de algumas das personagens principais são apresentadas ao leitor tanto na obra original quanto na recente adaptação homônima para os quadrinhos.
Referências
BAUM, L. Frank. O Maravilhoso Mágico de Oz. Trad. Carol Chiovatto. Rio de Janeiro: Vermelho Marinho, 2014.
BAUM, L. Frank. The Wonderful Wizard of Oz. Indianapolis: The Bobbs-Merrill Company, 1903.
DISCINI, Norma. “História em Quadrinhos: Um Enunciado Sincrético” in OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (orgs.). Linguagens na Comunicação −Desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
__________. O Estilo nos Textos. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2009.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Vários tradutores. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2013.
PIETROFORTE, Antonio Vicente; GÊ, Luiz. Análise Textual da História em Quadrinhos − Uma abordagem semiótica da obra de Luiz Gê. São Paulo: Annablume, 2009.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Tópicos de Semiótica − Modelos Teóricos e Aplicações. São Paulo: Annablume, 2008.
SHANOWER, Eric; YOUNG, Skottie. The Wonderful Wizard of Oz. 2ª Ed. Nova York: Marvel, 2014.
TATIT, Luiz. Semiótica à Luz de Guimarães Rosa. Cotia, SP: Ateliê, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).