Unspoken hints e memória como montagem em novelas gráficas: O caso d'A travessia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.143035

Palavras-chave:

Novela gráfica, Unspoken hints, Montagem, Sergei Eisenstein, Camila Torrano

Resumo

O cineasta Sergei Eisenstein desenvolve os conceitos de montagem e de unspoken hints em sua coletânea de textos “Laocöon”, conceitos esses que vão além do campo cinematográfico. A teoria de Eisenstein potencializa a leitura de obras literárias, em seu sentido amplo, mas parece particularmente significativa quando tratamos de obras com suporte ou recurso gráfico para a composição diegética, como as histórias em quadrinhos e, especialmente, as novelas gráficas. O presente artigo dispõe dessa teoria para uma proposta de leitura de novelas gráficas, tratando, mais especificamente, da obra “A Travessia”, de Camila Torrano.

Biografia do Autor

Luana Barossi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

BAROSSI, L. Unspoken hints e memória como montagem em novelas gráficas: O caso d’A travessia. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 8, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.143035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/143035. Acesso em: 2 fev. 2023.