Unspoken hints e memória como montagem em novelas gráficas: O caso d'A travessia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.143035

Palavras-chave:

Novela gráfica, Unspoken hints, Montagem, Sergei Eisenstein, Camila Torrano

Resumo

O cineasta Sergei Eisenstein desenvolve os conceitos de montagem e de unspoken hints em sua coletânea de textos “Laocöon”, conceitos esses que vão além do campo cinematográfico. A teoria de Eisenstein potencializa a leitura de obras literárias, em seu sentido amplo, mas parece particularmente significativa quando tratamos de obras com suporte ou recurso gráfico para a composição diegética, como as histórias em quadrinhos e, especialmente, as novelas gráficas. O presente artigo dispõe dessa teoria para uma proposta de leitura de novelas gráficas, tratando, mais especificamente, da obra “A Travessia”, de Camila Torrano.

Biografia do Autor

  • Luana Barossi, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

BAROSSI, Luana. Unspoken hints e memória como montagem em novelas gráficas: O caso d’A travessia. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 8, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.143035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/143035.. Acesso em: 19 abr. 2024.