Aspectos da Forma Narrativa em “Estória do ladrão e do papagaio”, de Luandino Vieira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.150323Palavras-chave:
Luandino Vieira, Luuanda, contos, formas narrativas, ideologiaResumo
O presente artigo analisa aspectos do conto “Estória do ladrão e do papagaio”, de Luandino Vieira, com foco em dois eixos centrais: o primeiro diz respeito à presença da estrutura colonial portuguesa na composição de sua própria estrutura textual; o segundo oferece justamente o vetor oposto, revelando-se em elementos que tensionam os limites sociais e ideológicos colocados pelo imperialismo. O intuito é estabelecer como ambas as dimensões contribuem para a qualidade estética da narrativa, na qual uma das características mais importantes é a coesão interna.
Downloads
Publicado
2018-10-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DAIE, Fábio Salem. Aspectos da Forma Narrativa em “Estória do ladrão e do papagaio”, de Luandino Vieira. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 9, p. 131–141, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.150323. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/150323.. Acesso em: 4 dez. 2024.