Aspectos da discussão hodierna internacional sobre a história e as origens dos contos de fadas literários
a autoria distribuída
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.160684Palavras-chave:
contos de fadas, autoria dispersa, história e origem dos contos de fadasResumo
A questão da autoria dos contos de fadas literários é complexa e a discussão acerca do tema dista da univocidade. Autores internacionais pouco explorados em artigos e trabalhos acadêmicos brasileiros sobre o tema, como Ruth Bottigheimer, Jack Zipes, Martus e Pabst põem em xeque o senso comum de que a autoria dessas narrativas seria essencialmente a “voz do povo” e apontam para uma autoria coletiva e, como denomina Pabst, dispersa ou distribuída para essas narrativas.
Referências
ALMODÓVAR, A.R.; TAEGER, M. Chapeuzinho Vermelho: a verdadeira história. São Paulo: Callis, 2008.
BOTTIGHEIMER, R. Fairy tales: a new story. Nova York, Excelsior, 2009.
COELHO, N. N. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: DCL, 2003.
DARNTON, R. O grande massacre dos gatos. São Paulo: Graal, 1986.
MARTUS, S. Die Brüder Grimm: eine Biographie. Berlim: Rowohlt, 2009.
PABST, S. Zerstreute Autorschaft: Anonymität als Autorisierungsfunktion Grimmscher Märchen. Fabula, 55 (1/2), 2014, p. 135-152.
VOLOBUEF, K. Os Irmãos Grimm e as raízes míticas dos contos de fadas. In: VOLOBUEF, K.; ALVAREZ, R. G. H.; WIMMER, N. (Orgs.). Dimensões do fantástico, mítico e maravilhoso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 47-61.
ZIPES, J. Fairy tale as myth, myth as fairy tale. Lexington: University Press of Kentucky, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).