Cinema e literatura na escola como incentivo à formação de leitores

Autores

  • Denise Stefanoni Combinato Instituto Tecnológico de Aeronáutica / Departamento de Humanidades http://orcid.org/0000-0002-5919-0289
  • Claudete Moreno Ghiraldelo Universidade Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167073

Palavras-chave:

cinema de autor, literatura, Ensino Médio, Leitura de textos e imagens, Escola pública

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o trabalho junto a estudantes do Ensino Médio com cinema de autor e literatura, diferenciando essas produções daquelas feitas pela indústria cultural, que seriam as produções de grandes estúdios cinematográficos e as de livros de literatura de massa. Essa reflexão baseia-se na experiência com projetos de pesquisa e de extensão junto a professores e estudantes de três escolas estaduais em  São José dos Campos, São Paulo.

Biografia do Autor

  • Denise Stefanoni Combinato, Instituto Tecnológico de Aeronáutica / Departamento de Humanidades

    Graduação em Psicologia (Unesp/Bauru), Doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu), Pós-doutorado em Bioética (São Camilo/São Paulo). Psicóloga e Professora do Departamento de Humanidades no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

    Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762310E1

  • Claudete Moreno Ghiraldelo, Universidade Vale do Paraíba

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora aposentada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica/Departamento de Humanidades. Atualmente professora na área de Psicanálise na Universidade Vale do Paraíba.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

COMBINATO, Denise Stefanoni; GHIRALDELO, Claudete Moreno. Cinema e literatura na escola como incentivo à formação de leitores. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 13, p. 103–126, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167073. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167073.. Acesso em: 24 abr. 2024.