Contos de fadas na educação infantil: preparando professores para formar leitores

Autores

  • Poliana Bernabe Leonardeli Fauldade Pública de Ensino Superior de Linhares – FACELI.
  • Andréa Scopel Piol Faculdade Pública de Ensino Superior de Linhares – FACELI.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167219

Palavras-chave:

literatura infantil, ensino, contos de fadas, projeto de extensão

Resumo

O artigo objetiva-se a divulgar um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), em escolas públicas de Educação Infantil do município do qual a instituição faz parte. O material deste trabalho possibilita uma reflexão sobre a importância da formação do professor de Educação Básica como formador de leitores, uma vez que o uso da literatura faz-se urgente na prática docente. A importância do projeto dá-se devido ao gênero Conto de Fadas, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar a interação da criança com o universo da imaginação e também aprimorar ainda mais o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca demonstrar a importância do projeto desenvolvido pela instituição de Ensino Superior ao comprovar que pela prática dos alunos envolvidos há possibilidade de estimular e incentivar as crianças para o conhecimento literário, que não ocorre só por meio de livros, mas também pela imersão em espaços literários, o que ocorre, no caso, por meio de projetos de leitura como o que aqui será descrito.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

LEONARDELI, Poliana Bernabe; PIOL, Andréa Scopel. Contos de fadas na educação infantil: preparando professores para formar leitores. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 12, p. 144–163, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167219.. Acesso em: 25 abr. 2024.