Quando o texto literário inclui: reflexões sobre formação e experiências de leitura em um projeto de extensão univers´itária

Autores

  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande
  • Shirley Barbosa das Neves Porto Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167224

Palavras-chave:

Literatura na escola, Estética da recepção, Livro ilustrado

Resumo

A vivência da leitura literária para crianças surdas ainda se constitui como um desafio para a educação em contexto bilíngue (Libras e Língua Portuguesa). Vários são os aspectos intervenientes para a precária realidade da presença da literatura na
escola para esses sujeitos, mas alguns deles estão relacionados às condições de formação inicial dos professores e ao lugar da literatura na escola, fatores comumente presentes na realidade educacional em vários contextos. Condizente a esses pontos, é objetivo desse artigo apresentar reflexões a partir da experiência de um projeto de leitura, realizado em uma escola para surdos de Campina Grande, Paraíba. Nosso relato parte das vivências
no projeto “Quem conta um conto...: uma viagem ao mundo da Literatura Infantil com crianças surdas” do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/2018) da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (PROPEX/UFCG). Para tanto, partimos de pressupostos da Estética da Recepção sobre o leitor como co-autor
dos sentidos do texto e de conceitos que tratam da prática de contação para formação leitora literária. As considerações seguem na direção da necessidade de ampliação e fortalecimento da presença da literatura nesse contexto escolar, de modo que expressões e preenchimento de vazios existentes em cada um também aí possam acontecer.

Biografia do Autor

Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Literatura Brasileira pela UFPB. Professora de literatura infantil e juvenil da UFCG
no curso de Letras: Língua Portuguesa e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação UFPB. Professora de literatura infantil e juvenil da UFCG no curso de Letras
Libras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. 

Referências

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

TAVARES, M.; PORTO, S. B. das N. Quando o texto literário inclui: reflexões sobre formação e experiências de leitura em um projeto de extensão univers´itária. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 55-80, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167224. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167224. Acesso em: 28 maio. 2023.