Quando o texto literário inclui: reflexões sobre formação e experiências de leitura em um projeto de extensão univers´itária

Autores

  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande
  • Shirley Barbosa das Neves Porto Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167224

Palavras-chave:

Literatura na escola, Estética da recepção, Livro ilustrado

Resumo

A vivência da leitura literária para crianças surdas ainda se constitui como um desafio para a educação em contexto bilíngue (Libras e Língua Portuguesa). Vários são os aspectos intervenientes para a precária realidade da presença da literatura na
escola para esses sujeitos, mas alguns deles estão relacionados às condições de formação inicial dos professores e ao lugar da literatura na escola, fatores comumente presentes na realidade educacional em vários contextos. Condizente a esses pontos, é objetivo desse artigo apresentar reflexões a partir da experiência de um projeto de leitura, realizado em uma escola para surdos de Campina Grande, Paraíba. Nosso relato parte das vivências
no projeto “Quem conta um conto...: uma viagem ao mundo da Literatura Infantil com crianças surdas” do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/2018) da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (PROPEX/UFCG). Para tanto, partimos de pressupostos da Estética da Recepção sobre o leitor como co-autor
dos sentidos do texto e de conceitos que tratam da prática de contação para formação leitora literária. As considerações seguem na direção da necessidade de ampliação e fortalecimento da presença da literatura nesse contexto escolar, de modo que expressões e preenchimento de vazios existentes em cada um também aí possam acontecer.

Biografia do Autor

  • Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Literatura Brasileira pela UFPB. Professora de literatura infantil e juvenil da UFCG
    no curso de Letras: Língua Portuguesa e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

  • Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Educação UFPB. Professora de literatura infantil e juvenil da UFCG no curso de Letras
    Libras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. 

Referências

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

TAVARES, Márcia; PORTO, Shirley Barbosa das Neves. Quando o texto literário inclui: reflexões sobre formação e experiências de leitura em um projeto de extensão univers´itária. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 55–80, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167224. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167224.. Acesso em: 16 abr. 2024.