Sobre a Natureza dos Contos de Fadas

Entrevista com Ruth Bottigheimer

Autores

  • Paulo César Ribeiro Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.176347

Palavras-chave:

entrevista, Ruth Bottigheimer, contos de fadas

Resumo

A 12ª edição da Revista Literartes, segundo número dedicado a reflexões artísticas, teóricas e críticas acerca do maravilhoso feérico em seus múltiplos suportes e mídias, tem o prazer de entrevistar uma das maiores referências mundiais em termos de pesquisa sobre o conto de fadas: Ruth Bottigheimer, docente junto ao Departamento de Análises Culturais e Teoria da Universidade Pública de Nova York em Stony Brook.

            Ruth dedicou grande parte de sua formação acadêmica a áreas como Língua e Literatura Germânica, História Medieval, História da Ilustração e História da Bíblia. Formou-se na Universidade de Berkeley, Califórnia, na Universidade de Munique e no Colégio Universitário de Londres. Ao longo de mais de cinquenta anos de magistério, ministrou aulas nas Universidades de Viena, Princeton e Califórnia. É membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Narrativas Folclóricas e da Associação de Literatura Infantil, entre outras.

            Entre suas principais obras, destacam-se: Grimm’s Bad Girls and Bold Boys: The Moral and Social Vision of the Tales (“As Meninas Más e os Garotos Durões de Grimm: A Visão Moral e Social dos Contos”, Yale University Press, 1987), Fairy Tales and Society: Illusion, Allusion and Paradigm (“Contos de Fadas e Sociedade: Ilusão, Alusão e Paradigma”, University of Pennsylvania Press, 1987), Fairy Godfather: Straparola, Venice, and the Fairy Tale Tradition (“O Padrinho das Fadas: Straparola, Veneza e a Tradição dos Contos de Fadas”, University of Pennsylvania Press, 2002), Fairy Tales: A New History (“Contos de Fadas: Uma Nova História”, State University of New York Press, 2009), Fairy Tales Framed: Early Forewords, Afterwords, and Critical Words (“Contos de Fadas em Moldura: Prefácios, Posfácios e Notas Críticas”, State University of New York Press, 2012) e Magic Tales and Fairy Tale Magic from Ancient Egypt to the Italian Renaissance (“Contos de Magia e a Magia dos Contos de Fadas do Antigo Egito à Renascença Italiana”, Palgrave Macmillan, 2014).

            Nesta entrevista, exploramos temas como a história do conto de fadas, as fontes modelares do gênero e os contos de fadas de autoria feminina, convidando nossos leitores a refletirem sobre as mais recentes descobertas feitas nesse campo de estudos.

Biografia do Autor

Paulo César Ribeiro Filho, Universidade de São Paulo

Mestrando em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

RIBEIRO FILHO, P. C. Sobre a Natureza dos Contos de Fadas: Entrevista com Ruth Bottigheimer. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 44-70, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.176347. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/176347. Acesso em: 26 set. 2021.