Sobre a Natureza dos Contos de Fadas

Entrevista com Ruth Bottigheimer

Autores

  • Paulo César Ribeiro Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.176347

Palavras-chave:

entrevista, Ruth Bottigheimer, contos de fadas

Resumo

A 12ª edição da Revista Literartes, segundo número dedicado a reflexões artísticas, teóricas e críticas acerca do maravilhoso feérico em seus múltiplos suportes e mídias, tem o prazer de entrevistar uma das maiores referências mundiais em termos de pesquisa sobre o conto de fadas: Ruth Bottigheimer, docente junto ao Departamento de Análises Culturais e Teoria da Universidade Pública de Nova York em Stony Brook.

            Ruth dedicou grande parte de sua formação acadêmica a áreas como Língua e Literatura Germânica, História Medieval, História da Ilustração e História da Bíblia. Formou-se na Universidade de Berkeley, Califórnia, na Universidade de Munique e no Colégio Universitário de Londres. Ao longo de mais de cinquenta anos de magistério, ministrou aulas nas Universidades de Viena, Princeton e Califórnia. É membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Narrativas Folclóricas e da Associação de Literatura Infantil, entre outras.

            Entre suas principais obras, destacam-se: Grimm’s Bad Girls and Bold Boys: The Moral and Social Vision of the Tales (“As Meninas Más e os Garotos Durões de Grimm: A Visão Moral e Social dos Contos”, Yale University Press, 1987), Fairy Tales and Society: Illusion, Allusion and Paradigm (“Contos de Fadas e Sociedade: Ilusão, Alusão e Paradigma”, University of Pennsylvania Press, 1987), Fairy Godfather: Straparola, Venice, and the Fairy Tale Tradition (“O Padrinho das Fadas: Straparola, Veneza e a Tradição dos Contos de Fadas”, University of Pennsylvania Press, 2002), Fairy Tales: A New History (“Contos de Fadas: Uma Nova História”, State University of New York Press, 2009), Fairy Tales Framed: Early Forewords, Afterwords, and Critical Words (“Contos de Fadas em Moldura: Prefácios, Posfácios e Notas Críticas”, State University of New York Press, 2012) e Magic Tales and Fairy Tale Magic from Ancient Egypt to the Italian Renaissance (“Contos de Magia e a Magia dos Contos de Fadas do Antigo Egito à Renascença Italiana”, Palgrave Macmillan, 2014).

            Nesta entrevista, exploramos temas como a história do conto de fadas, as fontes modelares do gênero e os contos de fadas de autoria feminina, convidando nossos leitores a refletirem sobre as mais recentes descobertas feitas nesse campo de estudos.

Biografia do Autor

  • Paulo César Ribeiro Filho, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

RIBEIRO FILHO, Paulo César. Sobre a Natureza dos Contos de Fadas: Entrevista com Ruth Bottigheimer. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 12, p. 44–70, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.176347. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/176347.. Acesso em: 21 jul. 2024.