Terapia Slasher: o filme Slasher como alegoria do trauma

Autores

  • Amanda de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187620

Palavras-chave:

Slasher, Trauma, Psicanálise, A Nightmare on Elmstreet, Final Girls

Resumo

O objetivo deste estudo é a análise de filmes slasher como possíveis alegorias para o processo terapêutico da descoberta do trauma, propondo uma leitura do assassino slasher como uma metáfora para o trauma. Para realizar essa análise, os enredos dos filmes A Nightmare on Elm Street (Bayer, 2010) e Final Girls (Schulsson, 2015), foram lidos como possíveis alegorias para o processo psicanalítico em que as protagonistas lidam com seus traumas enquanto enfrentam os assassinos. Esta análise é realizada com base na estrutura do filme slasher formada por Final girl contra o assassino slasher, conforme definida por Carol Clover (1992), e, como o confronto ocorre no lugar chamado por Clover de Terrible place, a questão é comparada ao inconsciente e suas dinâmicas, como proposto Sigmund Freud em The Ego and the Id (2019). A correlação de trauma e narrativas ficcionais é realizada com base na obra de Cathy Caruth (1996) em que é abordada a conexão entre o trauma e a construção de narrativas.

Biografia do Autor

Amanda de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pela UFRGS.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, A. de. Terapia Slasher: o filme Slasher como alegoria do trauma. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 199-214, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187620. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/187620. Acesso em: 15 ago. 2022.