Olímpia e Faustine: a personagem feminina artificial em E. T. A. Hoffmann e Adolfo Bioy Casares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.187980Palavras-chave:
autômato, E. T. A. Hoffmann, Ficção científica, personagem artificialResumo
Analisamos a personagem Faustine, de A invenção de Morel (1940), novela de Adolfo Bioy Casares, tendo em vista a retomada do modelo hoffmaniano por meio da referência à Olímpia, a personagem artificial do conto fantástico tradicional O Homem da areia (1816), de . A partir da leitura sobre a personagem artificial, em Ruth Brandão, Eliane Moraes e Agamben, constatou-se de que maneira a criação de Bioy Casares atualiza o modelo hoffmaniano. Ao imaginar uma nova Olímpia, Bioy Casares reforça os elementos de ficção científica dessa importante personagem de Hoffmann, o que possibilita uma análise comparativa entre a novela latino-americana e a alemã.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
BRANDÃO, Ruth Silviano. Mulher ao pé da letra: a personagem feminina na literatura. 2ª. Ed. Revista. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
CASARES, Adolfo Bioy. A invenção de Morel. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
CESAROTTO, Oscar. No olho do outro. São Paulo: Max Limonad, 1987.
FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimliche]: seguido de “O homem da areia”, E. T. A. Hoffmann. Trad. de Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
HOFFMANN, Ernst Theodor Amadeus. O homem da areia. In: FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimliche]: seguido de “O homem da areia”, E. T. A. Hoffmann. Trad. de Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 219-265.
HOFFMANN, Ernst Theodor Amadeus. O reflexo perdido. In: HOFFMANN, Ernst Theodor Amadeus. O reflexo perdido e outros contos insensatos. Trad. Maria Aparecida Barbosa (Org.). São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
LOSANO, Mario Giuseppe. História de autômatos: da Grécia antiga à Belle Époque. Trad. de Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. 2ª ed. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2002.
ROBERTS, Adam. The history of science fiction. Palgrave Macmillan: New York, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Henrique Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).