A representação da criança na Literatura Infantil e Juvenil: Entrevista com Isabel Lopes Coelho

Autores

  • Euclides Lins Universidade de São Paulo
  • Ricardo Iannace Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.190795

Palavras-chave:

Entrevista, Isabel Lopes Coelho, Literatura infantil e juvenil, Representação da criança

Resumo

No presente número de Literartes, entrevistamos a Dra. Isabel Lopes Coelho que fala sobre suas vivências literárias e editoriais e nos conduz pelas veredas de sua densa obra publicada em 2020.
Nesta entrevista gentilmente concedida via e-mail, Isabel Lopes Coelho conta-nos sobre sua trajetória como profissional e pesquisadora, experiências as quais resultaram na publicação de A representação da criança na literatura infantojuvenil; título dotado de criteriosa fundamentação, que deve seguramente figurar na biblioteca de amantes e estudiosos da ficção para os públicos mirim e jovem.
Ao longo destas linhas, saberemos quais leituras marcaram a infância da entrevistada, suas escolhas no tocante ao corpus literário e aos postulados teórico-críticos que nortearam sua produção ensaística, bem como aos pontos de vista da autora a respeito do lugar ocupado pela literatura infantojuvenil no âmbito acadêmico.

Biografia do Autor

  • Euclides Lins, Universidade de São Paulo

    Doutor em Letras, mais especificamente com enfoque em Literatura de Língua Portuguesa para crianças e jovens e com ênfase na contistica de Hans Christian Andersen. Traduz do italiano ao português (e vice-versa), pesquisador do GPPLCCJ – FFLCH –USP.

  • Ricardo Iannace, Universidade de São Paulo

    Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP) e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP)

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

LINS, Euclides; IANNACE, Ricardo. A representação da criança na Literatura Infantil e Juvenil: Entrevista com Isabel Lopes Coelho. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 15–22, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.190795. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/190795.. Acesso em: 25 abr. 2024.