Ensino remoto em tempos de pandemia: leitura e produção de textos para crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.192308Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Escrita Criativa, Produção de Textos, Narrativas transmídia, Formação de leitoresResumo
O presente trabalho visa apresentar dois relatos de experiência a respeito do ensino da literatura e produção de textos, dentro do contexto transitório gerado pela pandemia provocada pelo Coronavírus. Crianças e jovens, no mundo inteiro, tiveram suas aulas presenciais suspensas, havendo a necessidade de adequação por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem ao ensino remoto — em especial dos professores —, adaptando as atividades para que estas funcionassem no novo modelo. O tema “morte” passou a compor parte do cotidiano e, desse modo, abordar um assunto tão difícil e que estava tão presente suscitou a necessidade de reflexões dentro das salas de aula virtuais. Promover a leitura e a produção de textos no contexto da pandemia trouxe a necessidade de estimular diálogos com os leitores, estabelecendo discussões sobre o significado da morte, sobre a dor e a saudade. Com foco nessas preocupações, o trabalho docente proposto para alunos do primeiro semestre do ensino superior, numa instituição pública do Estado de São Paulo, foi a produção de contos baseados em imagens criadas pelo fotógrafo senegalês Alun.be, em seu projeto imagético inspirado na África, que une o mundo virtual e a cultura africana, num processo de integração entre o passado mítico e o presente, pontuado pela tecnologia. Por sua vez, alunos do Ensino Fundamental II da rede particular de ensino da cidade de São Paulo produziram textos verbais e não-verbais, após reflexões e debates promovidos pela leitura de livros de Odilon Moraes, Viriato Correa e Beatriz Martín Vidal, estabelecendo relações que dialogam com questões existenciais em evidência no contexto atual. Pierre Lévy, Nelly Novaes Coelho, Didi-Huberman e Roland Barthes ofereceram os caminhos que iluminam as práticas concretizadas durante este período de aulas síncronas, voltadas para a formação do leitor e produção de textos.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O Fogo e o Relato: ensaios sobre criação, arte e livros. Trad. Andrea Santurbano, Patrícia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018.
AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Educadores alertam para aumento de evasão escolar durante a pandemia, 06/10/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/814382-educadores-alertam-para-aumento-de-evasao-escolar-durante-a-pandemia/ Acesso em 30 out. 2021.
ALUN.BE, Project. Disponível em: https://www.alunbe.com/edification#0 Acesso 30 out. 2021.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. L. Perrone Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
CNN BRASIL. “Pandemia aumenta evasão escolar, diz relatório do Unicef.” Notícias CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/28/pandemia-aumenta-evasao-escolar-diz-relatorio-do-unicef Acesso em: 14/04/2021.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos – mitos - arquétipos. 4ed. São Paulo: Paulinas, 2012.
CRIANÇAS DE IBEJIS. Conto e vídeo de Ananda Cantanhede Mota, Henry Alexandre Lobato Valencise, Nicole Oliveira da Silva, Thaís Stephanie Alves de Lima e Thauanny da Silva Batista. Trabalho desenvolvido para a disciplina de Interpretação e Produção de Texto do curso de Design de Mídias Digitais, 2º semestre de 2020. Orientação: Profa. Dra. Sandra Trabucco Valenzuela. Fatec Carapicuíba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IobbbVtPXhA Acesso em 30 out. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.
G1. Disponível em https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/23/evasao-escolar-dispara-durante-a-pandemia-e-cerca-de-670-mil-alunos-ficam-sem-estudar-em-sp-aponta-relatorio.ghtml Acesso em 30 out. 2021.
HOW GEORGE FLOYD DIED, AND WHAT HAPPENED NEXT. Reportagem. Disponível em: https://www.nytimes.com/article/george-floyd.html Acesso em 30 out. 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-10, 2020. Disponível em: https://glo.bo/3jSi8f0 Acesso em 30 out. 2021.
JUSTIÇA PARA GEORGE FLOYD. Reportagem. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/george-floyd-como-negro-morto-pela-policia-inspira-hoje-luta-antirracista/#page1 Acesso em 30 out. 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
MARTÍN VIDAL, Beatriz. Blog Beatriz Martin Vidal. Disponível em https://www.beavidal.com/blog Acesso em 14 abr. 2021.
MORAES, Odilon. Olavo. São Paulo: Jujuba, 2018.
MONO NO AWARE. Conto e vídeo de Anna Redistuo, Julia Mattos, Gabriely Melo, Gabriela Falleiros e Valéria Stephane. Trabalho desenvolvido para a disciplina de Interpretação e Produção de Texto do curso de Design de Mídias Digitais, 1º semestre de 2020. Orientação: Profa. Dra. Sandra Trabucco Valenzuela. Fatec Carapicuíba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pOmQf5jk7X4 Acesso em 30 out. 2021.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Histórico da Pandemia de COVID-19. mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 Acesso em 30 out. 2021.
PEIXOTO. José Luis. Regresso a casa. Porto Alegre: Dublinense, 2020.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Governo do Estado de São Paulo. Durante a Pandemia. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/confira-decretos-e-resolucoes-de-educacao-implementados-durante-pandemia/, 02/07/2020. Acesso em 30 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sandra Trabucco Valenzuela, Regina Celia Ruiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).