Tendências da literatura juvenil contemporânea: os temas fraturantes na obra de Ana Saldanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.89312

Palavras-chave:

literatura juvenil, temáticas fraturantes, sexualidade, identidade, Ana Saldanha

Resumo

Pretende-se, neste estudo, proceder à análise das representações das temáticas e universos fraturantes na obra narrativa juvenil de Ana Saldanha, autora portuguesa contemporânea de reconhecido mérito. Ao longo de quase duas décadas de atividade literária, os seus livros apresentam uma visão crítica da sociedade urbana atual, dando voz aos principais problemas e tensões dos destinatários preferenciais das suas obras, centrados no universo juvenil. O romance Para maiores de dezasseis (2009) ilustra bem as tendências recentes da produção literária da autora ao recriar o processo de construção de identidade de uma adolescente com problemas que se torna vítima fácil de um efebófilo.

Biografia do Autor

  • Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
    ANA MARGARIDA RAMOS é doutorada em Literatura e professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano» (www.usc.es/lijmi). Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria. Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (Tropelias & Companhia, 2012).
  • Ana Daniela Fonseca
    ANA DANIELA FONSECA licenciou-se em Línguas  e Literaturas Modernas (Português e Inglês), em 2001, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo, desde então lecionado nas mais variadas tipologias escolares e a públicos alvo distintos. Em 2012, concluiu, na Universidade de Aveiro, o mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, incidindo na obra de Ana Saldanha.

Referências

BECKETT, Sandra. Crossover fiction: global and historical perspectives. New York/London: Routledge, 2009.

BECKETT, Sandra. “Crossover fiction: Creating Readers with Stories that Address the Big Questions”. In: Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 65-76.

CAMPOS, Susana Alice Certo. Ecos do passado pela voz de Ana Saldanha: revisitar a memória de alguns contos dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen. Dissertação de mestrado. Braga: Universidade do Minho, 2006. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7374/1/Dissertaçãode%20mestrado-%20Susana%20Certo%20Campos.pdf Acesso em 5 jan. 2015.

FALCONER, Rachel. The crossover novel: contemporary children’s fiction and its readership. New York: Routledge, 2009.

FONSECA, Ana Daniela Tavares da. Representações da Sexualidade na obra de Ana Saldanha. Dissertação de mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012. Disponível em: http://ria.ua.pt/bitstream/10773/10310/1/dissertação.pdf Acesso em 5 jan. 2015.

GOMES, José António. “Ana Saldanha – Esbater fronteiras entre literatura para crianças e literatura para adultos”: Malasartes. Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, n. 4, 2000, pp. 3-5.

GOMES, José António; SILVA, Sara Reis da; RAMOS, Ana Margarida. “Multiculturalismo, identidades permeáveis e literatura infantojuvenil - Comentário com vista à formação leitora de Uma Questão de Cor, de Ana Saldanha”. In: ROIG RECHOU, Blanca-Ana, SOTO LÓPEZ, Isabel e LUCAS DOMÍNGUEZ, Pedro (Ed.). Multiculturalismo e Identidades Permeábeis na Literatura Infantil e Xuvenil. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2006, pp. 189-201.

NABOKOV, Vladimir. Lolita. Lisboa: Teorema, 2005.

PEREIRA, Rosa de Fátima Curado Figueiredo. Um contributo para o estudo da personagem e do leitor em Escrito na parede e em O romance de Rita R., de Ana Saldanha. Dissertação de mestrado. Lisboa: Universidade Aberta, 2009. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1355/1/DISSERTAÇÃO.pdf Acesso em 5 jan. 2015.

RAMOS, Ana Margarida. “Saindo do Armário – Literatura para a infância e a reescrita da homossexualidade”: Forma Breve, nº 7, 2010, pp. 295-314.

RAMOS, Ana Margarida; GOMES, José António; SILVA, Sara Reis da. “Literatura juvenil e temas fraturantes: o caso de Para maiores de dezasseis, de Ana Saldanha”. In: ROIG RECHOU, Blanca-Ana; SOTO LÓPEZ, Isabel; NEIRA RODRÍGUEZ, Marta (Ed.). A narrativa juvenil a debate (2000-2011). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2012, pp. 259-269.

RISCADO, Leonor (2000). “Para o meio da rua”: Malasartes [Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude], nº 4, 2000, p. 5-6.

SALDANHA, Ana. Cinco tempos quatro intervalos, 3 ed. Lisboa: Caminho, 1999.

SALDANHA, Ana. Como outro qualquer. Lisboa: Caminho, 2001.

SALDANHA, Ana. O gorro vermelho. Lisboa: Caminho, 2002.

SALDANHA, Ana. A princesa e o sapo. Lisboa: Caminho, 2004a.

SALDANHA, Ana. Pico no dedo. Lisboa: Caminho, 2004b.

SALDANHA, Ana. Dentro de mim. Lisboa: Caminho, 2005a.

SALDANHA, Ana. Escrito na parede. Lisboa: Caminho, 2005b.

SALDANHA, Ana. “É a senhora quem encapa os seus livros? – Novas respostas para novas velhas perguntas”. In: No branco do sul as cores dos livros – encontros sobre literatura para crianças e jovens. Lisboa: Caminho, 2008, pp. 123-137.

SALDANHA, Ana. Para maiores de dezasseis. Lisboa: Caminho, 2009.

SALDANHA, Ana. Todo-o-terreno e outros contos. Lisboa: Caminho, 2010.

SALDANHA, Ana. Texas. Uma aventura no faroeste. Alfragide: Caminho, 2013.

SILVA, Maria Madalena Marcos Teixeira da. “Uma escrita de transição. Contributos para uma reflexão sobre literatura juvenil”. In: ROIG RECHOU, Blanca-Ana; SOTO LÓPEZ, Isabel; NEIRA RODRÍGUEZ, Marta (Ed.). A narrativa juvenil a debate (2000-2011). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2012, p. 13-36.

SILVA, Sara Reis da. “Tendências da narrativa juvenil contemporânea: o caso de Ana Saldanha”. In: Encontros e Reencontros - Estudos sobre literatura infantil e juvenil. Porto: Tropelias & Companhia, 2010, pp. 277-302.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAMOS, Ana Margarida; FONSECA, Ana Daniela. Tendências da literatura juvenil contemporânea: os temas fraturantes na obra de Ana Saldanha. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 89–106, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.89312. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89312.. Acesso em: 6 dez. 2024.