Educação e literatura infantil: primeiras décadas do Século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.97932

Palavras-chave:

educação, literatura infantil, século XX

Resumo

Este artigo é fruto de nossas pesquisas sobre as relações entre educação e literatura infantil e se propõe a apresentar um breve panorama das tendências pedagógicas no Brasil até meados dos anos de 1930, período de consolidação da Literatura Infantil Brasileira, denominado comumente por Período Lobatiano. Nosso intuito é contribuir com um contexto histórico e pedagógico para os pesquisadores de literatura infantil que optarem por esse período ou mesmo épocas futuras, já que algumas tendências do início do século XX podem ainda ser observadas em nossa contemporaneidade. O reflexo dessas tendências pedagógicas na literatura infantil da década de 1930 pode ser observado em nossa Tese de Doutoramento intitulada “A literatura infantil além do livro: as contribuições do jornal  português O senhor doutor e da revista  brasileira O Tico-Tico (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-07122012-105735/pt-br.ph ).

Biografia do Autor

  • Ligia Regina Máximo Cavalari Menna, Universidade Paulista
    Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado na mesma área. Atualmente é docente e coordenadora auxiliar do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP). Ministra aulas em cursos presenciais e à distância (EAD). Co-autora da coleção didática para Ensino Fundamental II, intitulada: "Português: uma língua brasileira", juntamente com Regina Figueiredo, editora Leya. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil; Literaturas em Língua Portuguesa;Estudos comparados; Literatura e Sociedade; Literatura e Educação; Literatura e Imprensa; Leitura e Formação de leitores, Ensino de Literatura,Literatura e outras linguagens e Teoria literária. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Encontros interculturais na EAD: Narrativas de Vida dos diferentes brasis, a frente da linha de pesquisa Diferentes gêneros autobiográficos: sua relevância histórica, social e literária (UNIP Interativa) e Produções literárias e culturais para crianças e jovens II , na linha de pesquisa Literaturas e outras formas de saber: http://lattes.cnpq.br/6923282866494290

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BOSI, Alfredo. “A educação e a cultura nas constituições brasileiras”. In: BOSI, A. (org.) Cultura brasileira: temas e situações. 2 ed. São Paulo: Ática, 1992.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Trad. Stephania Matousek. São Paulo: Vozes, 2011.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 10 ed. São Paulo: Edusp, 2002.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREITAS, Marcos Cezar e KUHLMANN JR., Moysés (Org.). Os intelectuais na História da infância. São Paulo: Cortez, 2002.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2003.

GUIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Trad. Roberto Cataldo Costa. São Paulo: Artmed, 2004.

HILSDORF, Maria Lúcia S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JR., Moysés. “Circulação das ideias sobre a educação das crianças: Brasil, início do século XX”. In: LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

VILHENA, Cynthia P. S. “A família na doutrina social da Igreja e na política social do Estado Novo”. São Paulo: Revista de Psicologia-USP. 3 (1,2) pp. 45-57, 1992.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENNA, Ligia Regina Máximo Cavalari. Educação e literatura infantil: primeiras décadas do Século XX. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 22–42, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.97932. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/97932.. Acesso em: 2 dez. 2024.