A grotesca pinacoteca dos quadrinhos

Autores

  • Marcus Vinicius de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Escola de Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.140970

Palavras-chave:

Leitura visual, Linguagem dos quadrinhos, Pinacoteca, Diagramação, Design.

Resumo

O artigo investiga de que maneira os sentidos da leitura visual foram problematizados durante a instituição da noção de pinacoteca. Faz-se um levantamento “arqueológico” de algumas estratégias utilizadas para conectar imagens enquadradas e distribuídas sob uma superfície plana. O objetivo é detectar em que medida a diagramação das páginas dos quadrinhos está comprometida com o controle ou a subversão do olhar e com a construção e a desconstrução de um sentido unívoco para a narrativa.

Biografia do Autor

  • Marcus Vinicius de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Escola de Belas Artes

    Doutor em Design pela PUC-Rio e Professor Adjunto da Escola de Belas Artes - UFRJ.

Referências

AMARAL, Aracy (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950-1962). Rio de Janeiro: FUNARTE, 1977.

BAETENS, Jan. FREY, Hugo. The Graphic Novel, an introduction. Cambridge: University of Cambridge Press, 2015.

CAMILLE, Michael. Image on the Edge: the margins of medieval art. London: Reaktion Books, 2015.

CIRNE, Moacy. Para Ler os Quadrinhos, da narrativa cinematográfica à narrativa quadrinizada. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972.

DACOS, Nicole. Da Liberdade à Ordem e do Jogo ao Símbolo: vida e morte das grotescas. In: MARQUES, Luiz (org.). A Fábrica do Antigo. São Paulo: Editora UNICAMP, 2008, p. 159-176.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.

GOTLIEB, Marc. The Plight of Emulation: Ernest Meissonier and french Salon painting. New Jersey: Princeton University Press, 1996.

GROENSTEEN, Thierry. O Sistema dos Quadrinhos. Nova Iguaçu: Ed. Marsupial, 2015.

GRAVETT, Paul. Comics Art. London: Tate Publishing, 2013.

KUPFER, Marcia. The Romanesque Wall Painting in Central France: the politics of narrative. Boston: Yale University Press, 1993.

LING, Roger, Roman Painting. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MOURILHE, Fabio. O Quadro nos quadrinhos. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2010.

SIEBLER, Michael. Arte Romana. London: Taschen, 2008.

SQUIRE, Michael. Image and Text in Graeco-Roman Antiquity. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

SCHMANDT-BESSERAT, Denise. When Writing Met Art: from symbol to story. Austin: University of Texas Press, 2007.

SMOLDEREN, Thierry. The Origens of comics: from William Hogarth to Winsor McCay. Jackson: University Press of Mississippi, 2014.

VLIEGHE, Hans. Arte e Arquitetura Flamenga 1585-1700. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

WOLF, Norbert. The Art of the Salon: the triumph of 19th century painting. london: Prestel Verlag, 2012.

ZAMPERINI, Alessandra. Ornaments and Grotesque: fantastical decoration fron Antiguity to Art Nouveau. London: Thames & Hudson, 2008.

ZANKER, Paul. The Power of Images in the Age of Augustus. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-31