Terapia Slasher: o filme Slasher como alegoria do trauma

Autores

  • Amanda de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187620

Palavras-chave:

Slasher, Trauma, Psicanálise, A Nightmare on Elmstreet, Final Girls

Resumo

O objetivo deste estudo é a análise de filmes slasher como possíveis alegorias para o processo terapêutico da descoberta do trauma, propondo uma leitura do assassino slasher como uma metáfora para o trauma. Para realizar essa análise, os enredos dos filmes A Nightmare on Elm Street (Bayer, 2010) e Final Girls (Schulsson, 2015), foram lidos como possíveis alegorias para o processo psicanalítico em que as protagonistas lidam com seus traumas enquanto enfrentam os assassinos. Esta análise é realizada com base na estrutura do filme slasher formada por Final girl contra o assassino slasher, conforme definida por Carol Clover (1992), e, como o confronto ocorre no lugar chamado por Clover de Terrible place, a questão é comparada ao inconsciente e suas dinâmicas, como proposto Sigmund Freud em The Ego and the Id (2019). A correlação de trauma e narrativas ficcionais é realizada com base na obra de Cathy Caruth (1996) em que é abordada a conexão entre o trauma e a construção de narrativas.

Biografia do Autor

  • Amanda de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Letras pela UFRGS.

Referências

BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. Boston, Massachussetts: Beacon Press Books, 1994.

CARROLL, Noël. The Philosophy of Horror. New York: Routledge, 1990.

CARUTH, Cathy. “The Wound and the Voice”, In: Unclaimed Experience: Trauma, Narrative, and History, The Johns Hopkins University Press, 1996.

CLOVER, Carol, J. Men, Women and Chain Saws: Gender in the modern horror film. Princeton University Press, 1992.

COHEN, J. J. Monster Theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

DIKA, Vera. GAMES OF TERROR: A DEFINITION, CLASSIFICATION, AND ANALYSIS OF A SUBCLASS OF THE CONTEMPORARY HORROR FILM, THE STALKER FILM, 1978-1981. New York University Ph.D. 1985.

FREUD, Sigmund. “Beyond the Pleasure Principle”. New York: Liveright Publishing Corporation, 1961.

FREUD, Sigmund. The Ego and the Id. New York, NY: Clydesdale Press, 2019.

FREUD, Sigmund. The Interpretation of Dreams. Hertfortshire: Wordsworth Editions, 1997.

FREUD, Sigmund.The Uncanny. Translated and edited by David McLintock. London, England: Penguin Classics, 2003.

HALBERSTAM, Judith. “Bodies that Splatter: Queers and Chain Saws”, In: Skin Shows: Gothic Horror and the Technoogy of Monsters, Duke University Press Durham and London I995.

KING, Stephen. New York, Danse Macabre, NY: Simon and Schuster, 2011, p.13.

STAIGER, Janet. “The Slasher, the Final Girl and the Anti-Denouement”, In: Style and Form in the Hollywood film, ed. Wickham Clayton. Houndsmill, England: Palgrave Macmillan, 2016, pp. 213-281.

ZANINI, Claudio Vescia. “IT HURTS ’CAUSE YOU’RE IN MY WORLD NOW, BITCH”: GOTHIC FEATURES IN THE 1984 AND 2010 VERSIONS OF A NIGHTMARE ON ELM STREET, In: Ilha do Desterro v. 72, nº 1, p. 199-211, Florianópolis, jan/abr 2019.

ZANINI, Claudio Vescia. “O Perverso e o Gótico em Jogos Mortais”. In: Revista Abusões, Rio de Janeiro, n. 1, v. 1, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

DE OLIVEIRA, Amanda. Terapia Slasher: o filme Slasher como alegoria do trauma. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 199–214, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187620. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/187620.. Acesso em: 20 abr. 2024.