O diálogo e a exposição em duas dunas

Autores

  • Marvin Kenji Nakagawa e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.187971

Palavras-chave:

Adaptação, Duna, David Lynch, Denis Villeneuve

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e comparar as duas adaptações de Duna (1984) de Frank Herbert para o cinema, observando as especificidades de cada obra. Para isso, faz-se necessário três eixos como substrato teórico: os estudos da adaptação, os estudos cinematográficos e os estudos literários, visto que, analisaremos cada narrativa considerando sua própria autonomia. Nesse sentido, objetivamos entender as razões pelas quais a primeira adaptação não alcançou os resultados esperados, enquanto, a mais recente, obteve sucesso.

Biografia do Autor

  • Marvin Kenji Nakagawa e Silva, Universidade Federal do Pará

    Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Araraquara, sob orientação da Profa. Dra. Karin Volobuef. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, Marvin Kenji Nakagawa e. O diálogo e a exposição em duas dunas. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 17, p. 165–186, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.187971. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/187971.. Acesso em: 23 abr. 2024.