Ensino remoto em tempos de pandemia: leitura e produção de textos para crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.192308

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Escrita Criativa, Produção de Textos, Narrativas transmídia, Formação de leitores

Resumo

O presente trabalho visa apresentar dois relatos de experiência a respeito do ensino da literatura e produção de textos, dentro do contexto transitório gerado pela pandemia provocada pelo Coronavírus. Crianças e jovens, no mundo inteiro, tiveram suas aulas presenciais suspensas, havendo a necessidade de adequação por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem ao ensino remoto — em especial dos professores —, adaptando as atividades para que estas funcionassem no novo modelo. O tema “morte” passou a compor parte do cotidiano e, desse modo, abordar um assunto tão difícil e que estava tão presente suscitou a necessidade de reflexões dentro das salas de aula virtuais. Promover a leitura e a produção de textos no contexto da pandemia trouxe a necessidade de estimular diálogos com os leitores, estabelecendo discussões sobre o significado da morte, sobre a dor e a saudade. Com foco nessas preocupações, o trabalho docente proposto para alunos do primeiro semestre do ensino superior, numa instituição pública do Estado de São Paulo, foi a produção de contos baseados em imagens criadas pelo fotógrafo senegalês Alun.be, em seu projeto imagético inspirado na África, que une o mundo virtual e a cultura africana, num processo de integração entre o passado mítico e o presente, pontuado pela tecnologia. Por sua vez, alunos do Ensino Fundamental II da rede particular de ensino da cidade de São Paulo produziram textos verbais e não-verbais, após reflexões e debates promovidos pela leitura de livros de Odilon Moraes, Viriato Correa e Beatriz Martín Vidal, estabelecendo relações que dialogam com questões existenciais em evidência no contexto atual. Pierre Lévy, Nelly Novaes Coelho, Didi-Huberman e Roland Barthes ofereceram os caminhos que iluminam as práticas concretizadas durante este período de aulas síncronas, voltadas para a formação do leitor e produção de textos.

Biografia do Autor

  • Sandra Trabucco Valenzuela, Fatec, FAM e UPM

    Pós-doutora em Estudos Comparados pela FFLCH, Universidade de São Paulo (USP); Doutora e Mestre em Literatura Hispano-Americana pela FFLCH/USP; Bacharel e Licenciada em Letras pela FFLCH/USP; Especialista em História da Arte (Claretiano) e Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (UBC). Docente da FATEC, FAM e UPM. Autora de diversos livros e artigos científicos, tradutora juramentada e tradutora de obras nas áreas de Pedagogia, Ciências Humanas, História, Teologia e Artes. Prêmio Literário José Celestino Bourroul 2014, de melhor livro do anos concedido pela Academia de História. Prêmio Agito Cultural 2017, concedido pela Assembleia Legislativa de SP. Produtora e apresentadora do programa Mega Séries, Rádio Mega Brasil Online.

  • Regina Celia Ruiz, Universidade de São Paulo

    Mestre e Doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), é docente do ensino
    Fundamental II e Médio da rede particular na cidade de São Paulo (SP) e membro do Grupo de Pesquisa
    Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da FFLCH-USP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O Fogo e o Relato: ensaios sobre criação, arte e livros. Trad. Andrea Santurbano, Patrícia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018.

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Educadores alertam para aumento de evasão escolar durante a pandemia, 06/10/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/814382-educadores-alertam-para-aumento-de-evasao-escolar-durante-a-pandemia/ Acesso em 30 out. 2021.

ALUN.BE, Project. Disponível em: https://www.alunbe.com/edification#0 Acesso 30 out. 2021.

BARTHES, Roland. Aula. Trad. L. Perrone Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

CNN BRASIL. “Pandemia aumenta evasão escolar, diz relatório do Unicef.” Notícias CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/28/pandemia-aumenta-evasao-escolar-diz-relatorio-do-unicef Acesso em: 14/04/2021.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos – mitos - arquétipos. 4ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

CRIANÇAS DE IBEJIS. Conto e vídeo de Ananda Cantanhede Mota, Henry Alexandre Lobato Valencise, Nicole Oliveira da Silva, Thaís Stephanie Alves de Lima e Thauanny da Silva Batista. Trabalho desenvolvido para a disciplina de Interpretação e Produção de Texto do curso de Design de Mídias Digitais, 2º semestre de 2020. Orientação: Profa. Dra. Sandra Trabucco Valenzuela. Fatec Carapicuíba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IobbbVtPXhA Acesso em 30 out. 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

G1. Disponível em https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/23/evasao-escolar-dispara-durante-a-pandemia-e-cerca-de-670-mil-alunos-ficam-sem-estudar-em-sp-aponta-relatorio.ghtml Acesso em 30 out. 2021.

HOW GEORGE FLOYD DIED, AND WHAT HAPPENED NEXT. Reportagem. Disponível em: https://www.nytimes.com/article/george-floyd.html Acesso em 30 out. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-10, 2020. Disponível em: https://glo.bo/3jSi8f0 Acesso em 30 out. 2021.

JUSTIÇA PARA GEORGE FLOYD. Reportagem. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/george-floyd-como-negro-morto-pela-policia-inspira-hoje-luta-antirracista/#page1 Acesso em 30 out. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

MARTÍN VIDAL, Beatriz. Blog Beatriz Martin Vidal. Disponível em https://www.beavidal.com/blog Acesso em 14 abr. 2021.

MORAES, Odilon. Olavo. São Paulo: Jujuba, 2018.

MONO NO AWARE. Conto e vídeo de Anna Redistuo, Julia Mattos, Gabriely Melo, Gabriela Falleiros e Valéria Stephane. Trabalho desenvolvido para a disciplina de Interpretação e Produção de Texto do curso de Design de Mídias Digitais, 1º semestre de 2020. Orientação: Profa. Dra. Sandra Trabucco Valenzuela. Fatec Carapicuíba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pOmQf5jk7X4 Acesso em 30 out. 2021.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Histórico da Pandemia de COVID-19. mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 Acesso em 30 out. 2021.

PEIXOTO. José Luis. Regresso a casa. Porto Alegre: Dublinense, 2020.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Governo do Estado de São Paulo. Durante a Pandemia. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/confira-decretos-e-resolucoes-de-educacao-implementados-durante-pandemia/, 02/07/2020. Acesso em 30 out. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

VALENZUELA, Sandra Trabucco; RUIZ, Regina Celia. Ensino remoto em tempos de pandemia: leitura e produção de textos para crianças e jovens. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 227–256, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.192308. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/192308.. Acesso em: 23 abr. 2024.