Páginas paisagens luso-brasileiras em movimento: um projeto permanente de leitura

Autores

  • Ida Alves Universidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172977

Palavras-chave:

Estudos de paisagem, Culturas de língua portuguesa, Estudos interdisciplinares, Formação de leitores

Resumo

Trata-se, neste artigo, da descrição detalhada de um projeto de leitura em
execução on line no portal do Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, em parceria com o PPG Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense, Fundação Calouste Gulbenkian e FAPERJ. O foco do projeto é apresentar ao leitor um
corpus de textos literários brasileiros e portugueses, do século XVI à atualidade, sendo a paisagem natural ou urbana o eixo principal de análise e comentário. A aplicação do projeto e sua ressonância visam motivar a leitura de obras literárias de língua portuguesa, em perspectiva interdisciplinar, utilizando hiperlinks e imagens, com divulgação global em ambiente virtual e acesso aberto em rede. O acervo de “páginas” aumenta de acordo com as colaborações recebidas de docentes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. Ao final do artigo, é feita breve avaliação da contribuição desse projeto aplicado para formação de leitores no ensino fundamental e médio.

Biografia do Autor

  • Ida Alves, Universidade Federal Fluminense – UFF

    Professora Titular de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-
    UFF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - UFF. Colidera
    os Grupos de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa e Poesia e Contemporaneidade. Tem livros organizados, além de diversos capítulos de livros e artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras, sobre poesia portuguesa moderna e contemporânea, crítica de poesia e estudos de paisagem nas literaturas de língua portuguesa. É pesquisadora do CNPq, desde 2008. Integra o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras - PPLB sediado no Real Gabinete Português de Leitura. É Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, período 2018-2021.

Referências

BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Paisagem, tempo e cultura. . Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 [1984],p. 84-89,

COLLOT, Michel. L’horizon fabuleux I (XIX siècle) et II (XX siècle). Paris: José Corti, 1988.

COLLOT, Michel. La poésie moderne et la structure d’horizon. Paris: PUF, 1989.

COLLOT, Michel. La notion de paysage dans la critique thématique. In: ______(dir.). Les enjeux du paysage. Bruxelles: Ousia, 1997.

COLLOT, Michel. A matéria-emoção. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016.

COLLOT, Michel. Paysage et poésie du romantisme à nos jours. Paris: José Corti, 2005.

COLLOT, Michel. Le corps cosmos. Paris / Centre National du Livre, 2008.

COLLOT, Michel. La pensée-paysage. Paris, Actes Sud, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2000.

RICHARD, Jean-Pierre. Microlectures II – Pages paysages. Paris: Seuil, 1984.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Paisagens, textos e identidades. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Cultura, espaço e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: DIFEL, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: uma perspectiva da experiência. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983

VIRILIO, Paul.O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

VIRILIO, Paul. Máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

ALVES, Ida. Páginas paisagens luso-brasileiras em movimento: um projeto permanente de leitura. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 134–153, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172977. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/172977.. Acesso em: 19 abr. 2024.