O lúdico e os (des)caminhos historiográficos da literatura infanto-juvenil no Brasil

Autores

  • Danglei de Castro Pereira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i24p98-113

Palavras-chave:

Formação de leitores, Literatura, Ensino, Estética, Historiografia

Resumo

Este texto aborda aspectos da historiografia literária brasileira como ponto de partida para uma reflexão sobre o lugar da literatura infanto-juvenil no âmbito da historiográfica literária e, posteriormente, a relevância do lúdico, conforme Huizinga (2004), na construção estética destes textos. Nosso objetivo é abordar a relevância estética da literatura infanto-juvenil por meio da focalização de poemas de José Paulo Paes e Jorge de Lima, tomados como corpus deste estudo.

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Biografia do Autor

  • Danglei de Castro Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

    Professor de literatura brasileira na Universidade de Brasília (UnB), possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras (2003), doutorado em Letras pela mesma instituição (2006) e pós-doutorado em literatura brasileira pela USP (2012). Atualmente é coordenador de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓSLIT/UnB).

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Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Pereira, D. de C. (2018). O lúdico e os (des)caminhos historiográficos da literatura infanto-juvenil no Brasil. Literatura E Sociedade, 22(24), 98-113. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i24p98-113