Santa Evita : intertexto e paródia

Autores

  • Jane Christina Pereira Instituto Federal de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p53-70

Palavras-chave:

Novo romance histórico Hispano-americano, Santa Evita, Metaficção, Romance reportagem, Intertexto, Paródia

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar que a estrutura do discurso em Santa Evita (1995), de Tomas Eloy Martinez, é elaborada a partir de um intertexto paródico com o novo jornalismo norte-americano ou romance-reportagem, produzido nas décadas de 1960 e 1970. A análise tem por base, principalmente, o conceito de metaficção historiográfica de Linda Hutcheon e a conceituação de Rildo Cosson a respeito do romance reportagem.

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Biografia do Autor

  • Jane Christina Pereira, Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Doutora em Teoria Literária (2006) pela UNESP, possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Literatura Brasileira (2001) pela mesma universidade. De 2008 a 2009 foi professora da Faculdade Michelangelo/Instituto Rui Barbosa do Brasil, coordenadora da Pós-Graduação da mesma faculdade e tutora do Centro de Educação à Distância - Universidade de Brasília (UNB). No que se refere às especificações do percurso acadêmico, trabalhou com os seguintes temas: fortuna crítica: Cecília Meireles (iniciação científica), acervo literário e narrativa poética: João Antônio (mestrado e doutorado respectivamente). Atualmente, é docente no Instituto Federal de Brasília (IFB), onde trabalha com literatura e outras artes por meio das metodologias da Tertúlia Literária Dialógica e da produção de livros autorais/artesanais.

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Publicado

2018-06-05

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Santa Evita : intertexto e paródia. (2018). Literatura E Sociedade, 22(25), 53-70. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p53-70