Pormenores violentos: Boris Schnaiderman, crítico

Autores

  • Bruno Barreto Gomide Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p22-36

Palavras-chave:

Boris Schnaiderman, Eslavística, Crítica literária brasileira, Emigração, Literatura russa, Literatura soviética.

Resumo

Este artigo traça um roteiro preliminar da atividade de Boris Schnaiderman como crítico literário. Indico, em primeiro lugar, a escassa recepção crítica da sua obra. Em seguida, comento as linhas gerais do seu repertório, e concluo apontando a sua preferência pelo fragmento e por um método crítico que unia jornalismo e universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Barreto Gomide, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor Livre-docente de Literatura e Cultura Russa na USP. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Pesquisador visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial (Moscou), na Universidade de Glasgow, no Púchkinskii dom (S. Petersburgo), em Harvard, no Institute of Slavic, East European and Eurasian Studies da UC Berkeley, IAI (Berlim) e na Universidade de Londres. Foi palestrante convidado na Biblioteca Nacional Argentina, na Universidade de São Petersburgo, no Queen Mary College e em Yale. É criador e coordenador do grupo de literatura russa da ABRALIC. Tem participado dos principais congressos de eslavística. É pesquisador do CNPQ desde março de 2012. Seus principais temas de pesquisa são 1) a Era de Prata da cultura russa, 2) estudos sobre emigração e 3) a circulação transnacional da literatura russa (recepção, tradução, história da eslavística profissional), de fins do século XIX até o momento atual.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Gomide, B. B. (2018). Pormenores violentos: Boris Schnaiderman, crítico. Literatura E Sociedade, 23(26), 22-36. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p22-36