Boris Schnaiderman e Aleksander Púchkin: dois iniciadores

Autores

  • Elena Vássina Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p56-67

Palavras-chave:

Boris Schnaiderman, Literatura russa, Aleksander Púchkin.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo explorar “um percurso puchkiniano” no corpus da tradução e da ensaística do Professor Boris Schnaiderman e apontar os traços particulares e inconfundíveis do seu método de trabalho de tradutor, pesquisador, crítico e professor. O foco de análise é escolhido para tecer considerações não somente sobre sua visão de Aleksandr Púchkin (1799-1837) como “iniciador da literatura russa moderna”, mas também para destacar a importância tanto da análise comparada quanto da investigação formal da poética usada por Schnaiderman nos estudos da criação de Púchkin.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elena Vássina, Universidade de São Paulo (USP)

    Pesquisadora e professora russa, formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov (MGU). Possui mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Estatal de Moscou, doutorado em História e Teoria de Arte e Pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia). Atualmente é professora da Literatura e Cultura Russas na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Comparada, de Artes Cênicas com ênfase em História e Teoria Teatral e na área de Semiótica de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura russa, teatro russo, estudos comparados, tipologia de cultura.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Vássina, E. (2018). Boris Schnaiderman e Aleksander Púchkin: dois iniciadores. Literatura E Sociedade, 23(26), 56-67. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p56-67