Boris Schnaiderman ou, do século e da fera

Autores

  • Gutemberg Medeiros Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p68-83

Palavras-chave:

Boris Schnaiderman, Memórias, Literatura, Jornalismo, Cinema, Fiodor Dostoievski.

Resumo

Este texto apresenta uma visão geral da vida e da atuação de Boris Schnaiderman como resultado preliminar de pesquisa em curso a partir de leitura de sua vasta obra em livros e jornais aliada a anos de convivência e recolha de depoimentos diretos. Pretende dar contribuição ao detalhar aspectos pouco conhecidos ou inéditos de sua trajetória para melhor entender a sua produção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gutemberg Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Cursa Pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP sob supervisão da Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2009). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Editoração e Teoria e Ética do Jornalismo, atuando nos temas de memória e cultura, história e memória, história da editoração, história do jornalismo brasileiro e a interação do jornalismo com outros campos de conhecimento ou atuação. O seu campo de pesquisa tem foco na produção de crônicas ou metajornalismo de escritores e jornalistas como Dostoiévski, Tchekhov, Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Olavo Bilac, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Rosário Fusco, Nelson Rodrigues, Antonio Maria, Hilda Hilst entre outros.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Medeiros, G. (2018). Boris Schnaiderman ou, do século e da fera. Literatura E Sociedade, 23(26), 68-83. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p68-83