James Joyce e o romance de formação: Um retrato do artista quando jovem

Autores

  • Flavio Quintale Neto Universidade de Aachen (Alemanha)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p61-76

Palavras-chave:

James Joyce, Um Retrato do Artista Quando Jovem, Künstlerroman, Bildungsroman, Romance do século XX

Resumo

Trata-se de uma interpretação de Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce a partir da ideia de Bildungs- e Künstlerroman. Faz-se uma breve discussão sobre o conceito de “romance de formação” levantando elementos do romance joyceano que demonstram sua afinidade com esse gênero iniciado por Goethe. Aborda o rompimento do jovem artista com a família, a pátria e a religião, sua conversão à arte e os princípios que o nortearão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavio Quintale Neto, Universidade de Aachen (Alemanha)

    Flávio Quintale é tradutor literário, doutor em Teoria Literária Literatura Comparada pela USP e pela Universität Konstanz. Foi professor de literatura comparada na Universidade de Aachen (Alemanha), entre outras. As palavras não são deste mundo de Hugo von Hofmannsthal, Reflexões sobre o nacional-socialismo de Robert Musil, Memórias de um editor de Kurt Wolff e Ocidente sem Utopia de Massimo Cacciari, são algumas de suas traduções.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Quintale Neto, F. (2018). James Joyce e o romance de formação: Um retrato do artista quando jovem. Literatura E Sociedade, 23(27), 61-76. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p61-76