Editorial

Autores

  • Anderson Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Edu Teruki Otsuka Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcus Vinicius Mazzari Universidade de São Paulo (USP)
  • Samuel Titan Jr. Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p5-6

Resumo

Editorial da edição de número 29 da revista Literatura e Sociedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Gonçalves da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

É professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC), da Faculdade De Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Edu Teruki Otsuka, Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, com graduação em Letras (USP, 1994), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP, 2000) e doutorado em Literatura Brasileira (USP, 2005). Interesses de pesquisa incluem Teoria Crítica, Literatura Brasileira, Formas culturais contemporâneas.

Marcus Vinicius Mazzari, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Letras Alemão pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Germanística - Freie Universitaet Berlin (1994) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Vice-chefe do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada entre janeiro de 2006 e julho de 2009. Chefe do DTLLC de agosto de 2009 a agosto de 2011. Membro associado do Goethe-Institut São Paulo desde 2006. Presidente da Associação Goethe do Brasil, fundada em março de 2009. Membro, desde 2002, do Laboratório de Memória e História Oral Simone Weil (Instituto de Psicologia da USP). Professor convidado (Literatura Brasileira) no Instituto Latino-americano (Lateinamerika-Institut, Universidade Livre de Berlim) em outubro e novembro de 2004 e na Université Paris 8 (Vincennes-Saint-Denis) entre setembro de 2014 e janeiro de 2015. Coordenador editorial da coleção Thomas Mann, que começou a ser publicada pela Companhia das Letras em 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Goethe, "Fausto", romance de formação, "Grande sertão: veredas", poesia e narrativa brasileira e alemã.

Samuel Titan Jr., Universidade de São Paulo (USP)

É doutor em Letras, com uma tese sobre os "Três Contos" de Gustave Flaubert, defendida em 2003 no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 2005. Foi pesquisador visitante junto ao Departamento de Literatura Comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley (2007) e à École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2014). Além da atividade docente, é tradutor de diversas obras de ficção e crítica. Como editor, fundou as coleções Prosa do Mundo (que dirigiu entre 2001 e 2006) e Fábula (desde 2013). É membro do conselho editorial das revistas "Serrote", "Zum", "Cadernos de tradução" e "Novos estudos CEBRAP". Temas principais: Gustave Flaubert (1821-1880), literatura francesa, literatura alemã, teoria literária, literatura comparada, tradução literária, fotografia e edição.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

da Silva, A. G., Otsuka, E. T., Mazzari, M. V., & Titan Jr., S. (2019). Editorial. Literatura E Sociedade, 24(29), 5-6. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p5-6

Edição

Seção

Editorial