Aspectos do tempo em Quatro-olhos, de Renato Pompeu

  • Carlos Moacir Vedovato Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Ivone Daré Rabello Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: romance brasileiro, Quatro-Olhos, ditadura militar, Renato Pompeu

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos do tempo no romance Quatro-Olhos (1976), de Renato Pompeu. Ao longo da trama, a personagem central busca rememorar sua história e seus projetos em oposição ao presente em que está inscrito, no momento em que está internado em um hospital psiquiátrico. Na tentativa delirante de rememoração, pode-se entrever o confronto entre um tempo pretérito em que havia horizontes de superação para os problemas da formação nacional brasileira e um tempo presente, da enunciação, em que as ações parecem não ter mais sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Moacir Vedovato Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Carlos Moacir Vedovato Junior é mestrando no programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, onde realiza a pesquisa Uma leitura de Quatro-Olhos, de Renato Pompeu, orientado pela Profa. Drª. Ivone Daré Rabello. Dedica-se aos estudos das relações entre o romance brasileiro e a ditadura militar. Tem experiência com ensino de literatura brasileira e portuguesa, bem como de produção textual, em cursos pré-vestibular.

Ivone Daré Rabello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Ivone Daré Rabello atua como Professora Sênior nas linhas de pesquisa do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP e na pós-Graduação: Formas e gêneros literários, Literatura e sociedade. Atualmente volta-se para o estudo da lírica de Carlos Drummond de Andrade e das formas culturais e sociais contemporâneas. É membro do grupo "Formas culturais e sociais contemporâneas".

Publicado
2019-09-19
Como Citar
Vedovato Junior, C., & Rabello, I. (2019). Aspectos do tempo em Quatro-olhos, de Renato Pompeu. Literatura E Sociedade, 24(29), 166-180. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p166-180
Seção
Dossiê