Hiroshima mon amour, de Marguerite Duras, e o ‘resíduo sublimado’: celebração dos 60 anos e ressonâncias no Contemporâneo

Autores

  • Maria Luiza Berwanger da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p41-53

Palavras-chave:

Memória, Subjetividade, Inusitado, Clandestinidade, Paisagem

Resumo

O presente artigo busca celebrar os 60 anos de publicação da obra Hiroshima, mon amour, de Marguerite Duras, evidenciando a ressonância de temas, modos e formas de abordagem no Contemporâneo. Para tanto, toma como ponto de partida a própria definição de “memórias” dita pela autora em entrevistas e documentos inéditos, os quais repercutem em distintos campos do saber, de natureza simbólica e não simbólica. Intelectuais franceses como François Jullien, Edgar Morin, Giorgio Agamben, Gilles Lipovetsky e a escritora brasileira Clarice Lispector traduzem esse efeito da escritura durasiana produzido sobre o pensamento, hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Berwanger da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

    Pós-graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora associada ao CREPAL (Littératures Portugaise et Brésilienne), da Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, pesquisadora associada à Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e à la Chaire d’Altérité (Maison des Sciences de l’Homme – Paris). Publicou Paisagens do Dom e da Troca: da reinvenção à invenção (2015) e Nouvelle cartographie poétique du Brésil: l’ici appel de l’ailleurs (2017).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. de Selvino José Asmann. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo. Trad. de Vinícius N. Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt; MAURO, Ezio. Babel, entre a incerteza e a esperança. Trad. de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DURAS, Marguerite. Hiroshima, mon amour. Paris: Gallimard, 1960.

DURAS, Marguerite; BOGAERT, Sophie. El último de los oficios: entrevistas (textos reunidos, transcritos e epilogados, trad. de Alcira Biesio) 1962-1991. Buenos Aires: Paidós, 2017.

DURAS, Marguerite; DELLA TORRE, Leopoldina Pallota. La passion suspendue: entretiens. Paris: Seuil, 2013.

JULLIEN, François. De l’intime (Loin du bruyant amour). Paris: Grasset, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: para uma civilização do ligeiro. Trad. de Idalina Lopes. São Paulo: Amarilis; Institut Français, 2016.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MORIN, Edgar. A via: para o futuro da humanidade. Trad. de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

VARGAS LlOSA, Mario. Civilização do espetáculo. Trad. de Ivone Benedetti. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Silva, M. L. B. da. (2020). Hiroshima mon amour, de Marguerite Duras, e o ‘resíduo sublimado’: celebração dos 60 anos e ressonâncias no Contemporâneo. Literatura E Sociedade, 25(31), 41-53. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p41-53