Um homem bom etc.

Autores

  • Ligia Chiappini Moraes Leite Freie Universität Berlin, Berlim, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p37-45

Palavras-chave:

Antonio Candido, Crítica literária, Formação docente, História, Teoria Literária e Literatura Comparada

Resumo

O título alude ao livro de Antonio Candido, Teresina etc. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2007.

Uma primeira versão deste texto foi publicada, com cortes, devido a limitações de espaço, no boletim online do IEB, logo depois da morte de Antonio Candido, a convite de Sandra Nitrini. Uma tradução em alemão, para a página do Instituto Latino americano de Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin) foi depois publicada numa versão sem cortes. Agora retomo aqui o texto completo em português, mas novamente adaptando-o ao novo veículo, a revista Literatura e Sociedade, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, porque algumas notas mais factuais, com informações que interessavam ao projeto deste número, foram acrescentadas, a pedido da sua comissão editorial. Isso pode explicar o caráter dual do texto que aqui se publica, entre meio ficcional e informativo. Nele procurei unir boa parte das informações, que me foram solicitadas em 12 perguntas, com a tentativa de entender e expressar a figura do Mestre como uma combinação indissolúvel de alta intelectualidade, simplicidade e profunda riqueza humana, com pouco açúcar e muito afeto.

Em tempo, gostaria de agradecer aos colegas responsáveis por este numero de Literatura e Sociedade, por terem concordado com minha proposta deste texto hibrido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ligia Chiappini Moraes Leite, Freie Universität Berlin, Berlim, Alemanha

    Graduou-se em Letras em 1968, tornou-se mestre em 1970 e doutora em 1974 em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo. Pela mesma instituição, tornou-se livre-docente em 1986. Atualmente, é professora titular da Freie Universität Berlin. Entre suas principais publicações estão Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo (1972) e No entretanto dos tempos: literatura e história em João Simões Lopes Neto (1998).

Downloads

Publicado

2021-08-12

Como Citar