Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

Autores

  • Sandra Margarida Nitrini Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p63-74

Palavras-chave:

Antonio Candido, Crítica literária, DTLLC, Formação docente, História

Resumo

Depoimento de Sandra Nitrini sobre a formação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.
Fontes: Documentos que constam do Processo de Criação do Departamento, em sua maioria, encaminhados e assinados por Walnice Nogueira Galvão, então, responsável pela Área de Teoria Literária e Literatura Comparada e dos Relatórios de Avaliação do Departamento, pelas chefias do Departamento desde então.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Margarida Nitrini, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    É professora titular sênior do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É autora de Literatura Comparada: história, teoria e crítica (2010, 3ª ed.); Um olhar sobre a Literatura Comparada no Brasil (Cadernos do IEB, n. 10, 2018, publicação online); Transfigurações: ensaios sobre a obra de Osman Lins (2010) e Poéticas em confronto: Nove, novena e o Novo Romance (1987). Organizou individualmente ou em parceria vários livros, dentre os quais o último, Memória & Trauma Histórico: Literatura e Cinema (2019), coorganizado por Andrea Saad Hossne, é o resultado de um projeto de pesquisa internacional, “Memória e Literatura”, parceria da USP com as Universidades Francesas Lyon2, Lyon3, École Normale Supérieure de Lyon e com a Universidade S. Martin, de Buenos Aires, no âmbito de um projeto mais amplo e pluridisciplinar. Desenvolve pesquisas sobre teorias da Literatura Comparada e a história da Literatura Comparada, sobre a literatura de viagem de autoria de escritores e intelectuais brasileiros com destino à França na primeira metade do século XX e sobre o lugar de Osman Lins na Literatura Brasileira, a partir de sua correspondência com colegas, de suas aulas de Literatura Brasileira e de seus artigos e de suas manifestações sobre escritores brasileiros. É pesquisadora do CNPq  1A e membro do Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA (USP).

Downloads

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Nitrini, S. M. (2021). Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Literatura E Sociedade, 26(33), 63-74. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p63-74