Editorial

Autores

  • Ariovaldo Vidal Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Edu Teruki Otsuka Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Maria Augusta Fonseca Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p8-10

Palavras-chave:

Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, Universidade de São Paulo, Documento, História, Memória, Teoria literária e literatura comparada

Resumo

Em 2021, a revista Literatura e Sociedade lança uma edição especial, dedicada à formação da Área de Teoria Literária e Literatura Comparada, para celebrar seus 60 anos, através de uma compilação de depoimentos e documentos.
Com exceção feita à professora Sandra Nitrini, que elaborou um histórico do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, os demais colaboradores pertenceram ao primeiro núcleo de professores de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, a maioria instalada no Prédio da Rua Maria Antônia. Em Depoimentos, além de Nitrini, Adelia Bezerra de Meneses, João Alexandre Barbosa, Ligia Chiappini Moraes Leite e Teresa Pires Vara.
Constam também os Memoriais Acadêmicos dos professores Antonio Candido, João Alexandre Barbosa, João Luiz Lafetá e Davi Arrigucci Jr., além do Memorial de Roberto Schwarz, professor que no início de sua carreira atuou na Área. Há ainda os discursos de agradecimento pelo título de Professor Emérito recebido por dois docentes do Departamento, Walnice Nogueira Galvão, Davi Arrigucci Jr. e por seu fundador.
Em Entrevistas, vários dos professores mencionados dão seu depoimento memorialístico na forma de diálogo geralmente com alunos, o que no conjunto forma um grande quadro das linhas de força e atuação na história do Departamento, entrevistas nas quais comparecem também dois colegas da Área de Russo – Boris Schnaiderman e Aurora Fornoni Bernardini.
Na variada reunião de textos aqui apresentados – como uma carta-documento enviada por Antonio Candido a João Alexandre Barbosa, contando da criação da Área –, encontra-se também um texto elaborado pelo professor João Luiz Lafetá abordando modificações no programa de Mestrado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Além desse, alguns documentos oficiais como o Pedido de Formação do DTLLC, assinado pela professora Walnice Nogueira Galvão, os Pareceres dos professores Celso de Rui Beisiegel e Jobson de Andrade Arruda e finalmente a Resolução e a Portaria que deram existência formal ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariovaldo Vidal, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    É professor doutor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Publicou os livros Roteiro para um narrador (2000), Leniza & Elis (2002) em parceria, e Atando as pontas da vida (2020).

  • Edu Teruki Otsuka, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    É professor doutor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. É autor de marcas da catástrofe: experiência urbana e indústria cultural em Rubem Fonseca, João Gilberto Noll e Chico Buarque (2001) e de Era no tempo do rei: atualidades das Memórias de um sargento de milícias (2016).

  • Maria Augusta Fonseca, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    É professora livre-docente sênior do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Entre suas publicações estão: Palhaço da burguesia – Serafim Ponte Grande e o universo circense (1979), Oswald de Andrade – Biografia (1990) [2ª edição revista e aumentada (2008)]. Organizadora, em parceira com Roberto Schwarz, de Antonio Candido 100 anos (2018).

Downloads

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Vidal, A., Otsuka, E. T., & Fonseca, M. A. B. (2021). Editorial. Literatura E Sociedade, 26(33), 8-10. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p8-10