Editorial

Autores

  • Ana Paula Sá e Souza Pacheco Universidade de São Paulo
  • Anderson Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo
  • Maria Augusta Bernardes Fonseca Universidade de São Paulo

Resumo

Na sala de aula, centra seu interesse na leituras de poemas, tendo como público-alvo, mas não apenas, os alunos de Introdução aos Estudos Literários (IEL 1), visando cobrir algumas lacunas deixadas pelas aulas remotas neste duro período em que se propagou violentamente a pandemia da Covid 19, tirando todos das aulas presenciais. O número está dividido em cinco partes: 1. Abertura. Aula, reprodução de manuscrito, depoimento e texto-homenagem; 2. Leitura de poemas: variedades; 3. Drummond em foco: múltiplas leituras; 4. Literatura contemporânea  visadas analíticas. Pensando a sala de aula e lembrando a grande perda que tivemos em 31 de dezembro de 2020, com o falecimento do nosso querido colega Professor Doutor Eduardo Vieira Martins, a quem este número, dedicado à análise de poemas na sala de aula, rende homenagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Sá e Souza Pacheco, Universidade de São Paulo

    É professora doutora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde coordena o projeto de pesquisa “Corpo e trabalho na cultura brasileira contemporânea (literatura e cinema)”. É autora dos livros Lugar do mito – narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (2006), A casa deles (contos, 2009) e Ponha-se no seu lugar! (novela, 2020), além de vários ensaios. Entre eles: “O fogo de palha de 68”: o ponto de vista da montagem em No intenso agora, de João Moreira Salles, na revista Significação (2020), “O intelectual de classe média”, no livro Antonio Candido 100 anos (2018), “Grande sertão a partir de ‘A terceira margem do rio’”, no livro Infinitamente Rosa: 60 anos de Corpo de Baile e de Grande sertão: veredas (2018), “Os incomodados que se mudem”: a subjetividade contemporânea de Os inquilinos, de Sérgio Bianchi, na revista Novos estudos – Cebrap (2017), “Iracema-74”: cinema, malandragem, capitalismo, na revista Nova síntese (Portugal, 2017), “Jagunços e homens livres pobres”: o lugar do mito no Grande Sertão, na revista Novos estudos  – Cebrap (2008).

  • Anderson Gonçalves da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com a tese A imaginação e seus usos: a propósito da simbolização em Schelling (2009). Atua como professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Traduziu A teoria da revolução no jovem Marx, de Michael Löwy (2012) e “A felicidade do homem antigo”, de Walter Benjamin (2001). Escreveu o capítulo “Serras da desordem, uma forma contemporânea”, do livro Marxismo e produção simbólica: periferia e periferias (2013).

  • Maria Augusta Bernardes Fonseca, Universidade de São Paulo

    (Maria Augusta Fonseca) é professora livre-docente sênior do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Entre suas publicações estão: Palhaço da burguesia – Serafim Ponte Grande e o universo circense (1979), Oswald de Andrade – Biografia (1990) [2ª edição revista e aumentada (2008)]. Organizadora, em parceira com Roberto Schwarz, de Antonio Candido 100 anos (2018).

Downloads

Publicado

2021-11-21

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Pacheco, A. P. S. e S., Silva, A. G. da, & Fonseca, M. A. B. (2021). Editorial. Literatura E Sociedade, 26(34), 6-8. https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/193883