Riobaldo, Hans Castorp, Wilheim Meister: viajantes em Formação

Autores

  • Marcus V. Mazzari Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i35p96-123

Palavras-chave:

Grande Sertão, A Montanha Mágica, Wilhelm Meister, Fenomenologia do Tempo, Ecocrítica

Resumo

Este ensaio contempla, em perspectiva comparada, três grandes romances da Literatura Mundial: Grande Sertão: Veredas (1956), A Montanha Mágica (1924) e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795/6). Após breve consideração introdutória sobre o motivo astrológico, a argumentação crítica se concentra nos procedimentos mobilizados pelo eu-narrador rosiano, a fim de exprimir sua complexa vivência do decurso temporal. Sob esse enfoque, a análise se estende ao romance de Thomas Mann, paradigma da reflexão romanesca sobre o fenômeno “tempo”. Em seguida, se procede, também em visada comparativa, à investigação de outros tópicos, voltados à simbologia do número sete, ao motivo do pacto e, ainda, ao significado do dinheiro e da propriedade privada na economia romanesca. Deste último ponto desprendeu-se a necessidade de incorporar à discussão o romance goethiano, fundador do Bildungsroman. Uma breve
consideração de cunho ecocrítico se constitui como fecho do ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus V. Mazzari, Universidade de São Paulo (USP)

Marcus V. Mazzari é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Gottfried Keller, Heinrich Heine, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Tem diversas publicações no Brasil e na Alemanha, estando entre as mais recentes a monografia A dupla noite das tílias. História e natureza no Fausto de Goethe (São Paulo: Ed. 34, 2019). Coordena a Coleção Thomas Mann, editada pela Companhia das Letras. Foi contemplado com a “Goldene Goethe-Medaille” [Medalha de Ouro Goethe 2023] da Goethe-Gesellschaft de Weimar.

Referências

GOETHE, Johann W. von. Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2006.

MANN, Thomas. A Montanha Mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MANN, Thomas. A morte em Veneza / Tonio Kröger. Tradução de Herbert Caro e Mário Luiz Frungillo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MANN, Thomas. Doutor Fausto. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Mazzari, M. V. (2022). Riobaldo, Hans Castorp, Wilheim Meister: viajantes em Formação. Literatura E Sociedade, 27(35). https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i35p96-123

Edição

Seção

Guimarães Rosa e outras prosas