Nota sobre Musicologia e Modernismo

Autores

  • Walnice Nogueira Galvão Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i36p134-146

Palavras-chave:

Literatura, musicologia, teoria, pesquisa

Resumo

Apesar da lição de Mário de Andrade, cuja atuação privilegiava tanto a literatura quanto a música, o tempo trouxe privilégio para a primeira. A produção de teoria e pesquisa em musicologia hoje no Brasil é abundante e de alta qualidade, e as Letras só têm a perder mantendo-se alheias. Nesse sentido, são examinados os três principais tipos de instituição onde tais estudos se desenvolvem, a par com os especialistas que os representam: os centros de pesquisa, as Universidades e as Ongs.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walnice Nogueira Galvão, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é professora emérita da FFLCH-USP. Publicou, entre muitos outros: As formas do falso: um discurso sobre a ambiguidade eco de gatos (1981); Grande sertão: veredas (1972); Saco de gatos (1981); A donzela guerreira: um estudo de gênero (1998); Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha (2009). Preparou a edição crítica de Euclides da Cunha, obra publicada em 1985. Em 2022, participou do livro Modernismos 1922-2022 (Org. Gênese de Andrade) com o ensaio “A sociabilidade modernista”.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira, edição anotada. São Paulo: Edusp, 2020.

DIAS, Paulo. “A outra festa negra”, in Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa, Istvan Jancsó e Iris Kantor (Orgs.). São Paulo: Edusp, 2001.

DIAS, Paulo. “Diversité et unité dans la musique populaire brésilienne”, com Marianna F. M. Monteiro, in MPB – Musique Populaire Brésilienne. Paris: Cité de la Musique, 2005.

AYALA, Maria Ignez Novais e AYALA, Marcos. Os cocos – Alegria e devoção. Natal: Edufrn, 2000.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

MONTEIRO, F. “O lugar da fala: conversas entre o jongo brasileiro e o ondjango angolano” Revista IEB, no. 59, 2014.

MONTEIRO, F. “Os fios da trama: grandes temas da música popular brasileira”, com Marianna F. M. Monteiro. Revista IEA, no. 24, vol. 69, 2010.

MONTEIRO, F. “Tradição e modernidade nas ingomas do Sudeste” in Culturas e diásporas aficanas, Cláudia Regina Lahni et al. Orgs. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

SANDRONI, Carlos. “Mário, Oneyda, Dina, Claude”, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol. 30, 2002.

SANDRONI, Carlos. “Apontamentos sobre a história e o perfil institucional da etnomusicologia no Brasil”, Revista USP, no. 77, março-maio 2008.

SANDRONI, Carlos. “Notas sobre etnografia em Mário de Andrade”, Estudos Avançados, no. 104, vol. 36, 2022.

SANDRONI, Carlos. “O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012”, Revista Debates, no. 12, 2014.

SANDRONI, Carlos. A respectable spell: Transformations of Samba in Rio de Janeiro. Champaign: University of Illinois Press, 2021.

SANDRONI, Carlos. Em busca dos sons e das suas trajetórias”, REIA – Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, Ano 4, vol. 4, 2017.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente – Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

SANDRONI, Carlos. Responde a roda outra vez: Música tradicional de Pernambuco e da Paraíba no trajeto da Missão de 1938. Rio de Janeiro: Do Autor, 2004.

SANDRONI, Carlos., “Notas sobre Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938”, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol.28, 1999.

TONI, Flávia Camargo. A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. São Paulo: Senac, 2004.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Galvão, W. N. . (2022). Nota sobre Musicologia e Modernismo. Literatura E Sociedade, 27(36), 134-146. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i36p134-146