O incontornável Corpo da Nação: reapropriações e heterodoxias futuristas em torno da Semana de Arte Moderna

Autores

  • Roberto Vecchi Universidade de Bolonha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i36p148-171

Palavras-chave:

Semana de arte moderna, Poesia modernista, Futurismo italiano, Influências externas

Resumo

O Futurismo italiano desempenhou uma tarefa complexa, sobretudo nos antecedentes da Semana de Arte de São Paulo mas não exclusiva. No artigo, não se reconstrói tanto a polêmica sobre o Futurismo que marcou a gestação da Semana, mas sobretudo o papel diferencial que o Futurismo italiano teve, como material de articulação de um processo mais amplo que o absorveu, na preparação da trama estética e ideológica modernista, inclusive quando a sua influência não se manifestaria de modo explícito. Sinteticamente e por imagem, se poderia dizer que ocorreu uma espécie de conservação negativa de valores reconduzíveis ao Futurismo italiano. Um reuso condicionado, na complexidade do corpo histórico e social do Brasil, que mostra como a influência externa funciona só no momento em que se converte em uma força de transformação interna, como a semiótica demostra. Nesta linha, o legado do Futurismo é perceptível em particular não só nas inconveniências da aurora moderna mas na disseminação que seguiu a emersão impetuosa dos valores do Modernismo, na refração de multíplices modernidades.

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Biografia do Autor

  • Roberto Vecchi, Universidade de Bolonha

    é professor titular de Literatura Portuguesa e Brasileira e de História da cultura portuguesa na Universidade de Bolonha. É, desde 2007, coordenador da Cátedra Eduardo Lourenço (Camões-UNIBO). Em Portugal, é investigador associado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi presidente de 2014 a 2021 da AIL, a Associação Internacional de Lusitanistas. Autor de uma bibliografia extensa sobre a teoria e a história das culturas de língua portuguesa, é autor com Vincenzo Russo do volume A literatura Portuguesa. Modos de ler (Lisboa, 2022).

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Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Notícias da Pauliceia

Como Citar

Vecchi, R. (2022). O incontornável Corpo da Nação: reapropriações e heterodoxias futuristas em torno da Semana de Arte Moderna. Literatura E Sociedade, 27(36), 148-171. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i36p148-171