De Fausto a Fausto: o gaúcho na ópera

Autores

  • Lígia Chiappini Moraes Leite Brasilianistik/Lateinamerika Institut - Freie Universität-Berlim e Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i9p138-163

Palavras-chave:

Fausto, Goethe, Gounod, Estanislao del Campo, gauchesca, modernização, campo e cidade, Rio da Prata.

Resumo

O texto analisa o Fausto, poema gauchesco de Estenislao del Campo, em comparação com a ópera de Gounod e a primeira parte do drama de Goethe, o Fausto I, indagando do lugar dessa paródia no sistema literário da gauchesca platina e as possíveis significações que ele pode ter para pensar a modernização na Argentina em plena guerra do Paraguai.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-12-06

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

De Fausto a Fausto: o gaúcho na ópera. (2006). Literatura E Sociedade, 11(9), 138-163. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i9p138-163