JARDIM ESTRANHO

Autores

  • Ana Paula Pacheco Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i10p81-87

Palavras-chave:

Drummond, núcleo autodestrutivo e constituição do “eu poético”, psique, história e forma literária, o estranho (Das Unheimliche), Freud e Adorno.

Resumo

O ensaio concentra-se na análise de “Jardim”, de Carlos Drummond de Andrade, visto como modelar de uma poética em trânsito, a do livro Novos poemas (1948). Partindo da discussão adorniana sobre as relações entre forma e princípio de realidade, busca-se apreender o modo como a história, sedimentada no mais fundo da subjetividade – no caso, em imagens de sonho e mascarada fantasmática –, está presente na configuração do poema. Sua figuração imagética, imagens da psique desse “eu” que vê o jardim e nele se reflete, leva-nos a indagar um núcleo temático da poesia drummondiana ligado à melancolia,  fantasmagoria, mutilação e dissolução como processos de constituição da subjetividade poética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-06

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar