O exemplar e o contingente no teatro de evidências

Autores

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i14p14-23

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo, documentário, indexalidade- -iconicidade, teatralidade, microrrealismo.

Resumo

O binômio indexalidade-iconicidade postula(va) a imagem e o som do cinema como evidências de um confronto com o real que, por enquadramento e montagem, recebe(ia)m os ajustes portadores de sentidos. Filmes contemporâneos exibem, entre outras estratégias, procedimentos miméticos afinados à narrativa clássica que busca o exemplar (um aspecto de Ônibus 174, de José Padilha), ou jogos de cena de um cinema-ensaio que explora a teatralidade induzida pelo efeito-câmera e, em contrapartida, ressalta o inesperado, o contingente (documentários de Eduardo Coutinho); nessa tensão entre o teatro, o jogo das vozes e a evidência ocular, há passagens em que a exploração da indexalidade-iconicidade engendra o que se pode chamar de microrrealismo (o outro lado de Ônibus 174).

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Publicado

2010-12-29

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Xavier, I. (2010). O exemplar e o contingente no teatro de evidências. Literatura E Sociedade, 15(14), 14-23. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i14p14-23