Almada Negreiros, a dança e os Ballet Russes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i17p14-28Palavras-chave:
Almada Negreiros, dança, manifesto, futurismo, modernismo, Ballets RussesResumo
Os Ballets Russes (1909-1929), representaram um momento privilegiado da arte moderna ocidental. Empurrada pela Guerra, a célebre companhia de Serge Diaghilev (1872-1929), iniciaria várias tournées pela Península Ibérica, sendo Lisboa um dos lugares de destino. A chegada e permanência na cidade entusiasmou os jovens artistas modernistas entre os quais, o jovem futurista José de Almada Negreiros (1893-1970), colaborador da revista Orpheu, que escreveu o "Manifesto dos Bailados Russos". Este é, provavelmente, o primeiro e único manifesto do século XX que toma como tema os Ballets Russes. O texto, que se apresenta, equaciona os aspectos que envolvem a escrita do manifesto, a dimensão estética do futurismo em Portugal e a própria dança na sua relação com outros escritos de Almada Negreiros.